Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Riba d’Ave HC promete intensidade nas meias finas da WSE CUP mas rejeita favoritismo

Publicado

em

Riba d’Ave e Sporting de Tomar querem “impor o seu jogo”, mas rejeitam assumir favoritismo para a meia-final da WSE Cup, no sábado, que vai decidir o representante luso na final de domingo, em Igualada, Espanha.

Treinador do Riba d’Ave desde a época 2020/21, Raúl Meca Lopes vê a presença na ‘final four’ como “um prémio” para o trabalho dos jogadores e defende que o conjunto que melhor expresse a sua forma de jogar no sábado, a partir das 18:45 locais (17:45 de Lisboa), estará mais perto da final de domingo, agendada para as 12:15 na Catalunha (11:15 de Lisboa).

“Divido o favoritismo pelas duas equipas. Quem conseguir impor o seu estilo de jogo por mais tempo terá vantagem. O nosso grande objetivo é impor o nosso jogo e as nossas ideias, frente a uma equipa que já defrontámos duas vezes nesta época”, disse à Lusa o técnico da equipa sorteada como ‘anfitriã’.

Depois de eliminar o Caldes (Espanha), nos oitavos de final, e o Sarzana (Itália), nos quartos, a formação do concelho de Famalicão defronta o conjunto tomarense, que derrotou na primeira volta do campeonato nacional (4-1), antes de ser goleado na segunda (7-1).

Raúl Meca Lopes frisa que o Sporting de Tomar é uma equipa “muito organizada” e que “gosta muito de ter a bola”, o que deve motivar os seus jogadores a serem “muito pressionantes e agressivos sobre o portador da bola” e a “afastarem as linhas” nos momentos de posse, para tornarem “o jogo mais aberto” e disporem de “mais espaço para atacar”.

O ‘timoneiro’, de 36 anos, considerou ainda que os seus pupilos devem estar “muito unidos” e ser “fortes defensivamente” para atingirem a final de uma prova com “quatro equipas competentes”, o que, a confirmar-se, será um “feito inédito” para o Riba d’Ave, emblema que também disputou a ‘final a sete’ da WSE Cup em 2020/21.

“São quatro equipas capazes de vencer. Vai ser um desafio muito grande às nossas capacidades. Na final, será um jogo contra uma equipa espanhola, a equipa da casa [Igualada] ou um conjunto [Lleida] que já ganhou muitas vezes a competição”, disse.

Convencido de que o Igualada, detentor do troféu, é o favorito a vencer a competição no Poliesportiu Les Comes, recinto com “pista em mosaico”, a que as equipas lusas estão “pouco habituadas”, o treinador do Sporting de Tomar realça que, antes, é preciso derrotar o Riba d’Ave, equipa “muito difícil, aguerrida e lutadora”.

“Quando se trata de meias-finais e de finais, tem de ser no campo que uma equipa tem de se impor à outra. Manda a minha experiência que sejamos prudentes. É um jogo de importância máxima, onde temos de apresentar a nossa melhor versão. Só a nossa melhor versão pode ganhar ao Riba d’Ave”, afirmou à Lusa Nuno Lopes.

Ao ‘leme’ dos ribatejanos desde a época 2018/19, o técnico, de 53 anos, avisou que a sua equipa tem de “querer mandar no jogo” e criar oportunidades, num duelo entre formações que “marcam pouco”: o Sporting de Tomar soma 55 golos no campeonato, prova em que é nono, e o Riba d’Ave, 12.º da tabela, contabiliza 59.

“Não somos equipas com ‘veia’ goleadora, mas que trabalham muito e criam muitas oportunidades. Espero que os meus jogadores estejam com a ‘mão quente’”, detalhou o ‘timoneiro’ do conjunto que eliminou a Juventude Pacense, nos oitavos de final, e os espanhóis do Voltregà, nos quartos.

O treinador que venceu a Taça CERS, antecessora da WSE Cup, pelo Sporting, na época 2014/15, reconheceu também que o “fator emocional” vai ser crucial na ‘final four’, apesar da experiência dos jogadores nos ‘palcos’ europeus, fruto das participações tomarenses na fase principal da Liga dos Campeões, em 2021/22 e em 2023/24.

“Os jogadores têm de se controlar muito bem para não deixarem que as emoções se tornem negativas. Uma meia-final já é uma final. Não há volta a dar. Será uma final no sábado e só um seguirá em frente. Queremos fazer tudo para ver o Sporting de Tomar seguir em frente”, finalizou.

Antes da meia-final portuguesa, o Igualada e o Lleida, vencedor da competição por três vezes, protagonizam uma semifinal catalã, às 16:15 locais (15:15 de Lisboa) de sábado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Paços de Ferreira: Homem de 34 anos morre ao cair de telhado

Um homem de 34 anos caiu de uma altura de mais de cinco metros e morreu, este sábado, em Paços...

Regiãohá 6 horas

Santo Tirso: Mulher sofre ferimentos graves após atropelamento em Areias

Uma mulher ficou gravemente ferida depois de ter sido atropelada, este sábado, em Santo Tirso. O acidente aconteceu na Rua...

Desportohá 6 horas

Hóquei: Riba d’ Ave está fora das competições europeias

O Riba d’Ave cedeu, ao final da tarde deste sábado, frente ao Tomar, e está fora da final da WSE...

Famalicãohá 7 horas

IPMA: Chuva deverá regressar esta semana

Depois de alguns dias em que se sentiu a primavera e temperaturas amenas, a chuva deverá estar de regresso esta...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas é inaugurado esta manhã

É inaugurado este domingo, dia 30 de março, pelas 10h30, o novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas. O...

Desportohá 23 horas

Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências

O Famalicão entra em campo este domingo, às 15h30, no Estádio Municipal, para defrontar o AFS SAD, num jogo que...

Famalicãohá 1 dia

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 1 dia

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 1 dia

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 1 dia

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Arquivo

Mais Vistos