Siga-nos nas redes

Desporto

FC Famalicão vai ao Estádio da Luz para encontrar o líder do campeonato esta sexta-feira

Publicado

em

O Benfica, que lidera a I Liga de futebol, recebe, esta sexta-feira, o FC Famalicão, nono classificado, em jogo da 23.ª jornada.

Em 22 jogos, o FC Famalicão somou 27 pontos, impulsionando o clube para longe dos lugares de despromoção da tabela classificativa da I Liga, somando oito vitórias, três empates e onze derrotas.

emissão em direto da famatv

Em perseguição de um troféu que lhe escapou nas últimas três épocas, o Benfica dispõe de oito pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo posicionado, que se desloca no sábado ao estádio do Desportivo de Chaves (14.º), e 10 sobre o Sporting de Braga, terceiro, anfitrião do Rio Ave (10.º) no domingo.

Depois de ter vencido na ronda anterior com dificuldade, em Vizela, por 2-0, a equipa lisboeta distanciou-se no comando da prova graças à surpreendente derrota sofrida pelo FC Porto, na receção ao Gil Vicente, e à mais ‘aceitável’ do Sporting de Braga, na visita ao Vitória de Guimarães, ambas por 2-1.

Os deslizes do campeão nacional e dos bracarenses permitiram também ao Sporting, que ocupa o quarto lugar e bateu o Estoril Praia por 2-0, reduzir o atraso para cinco e sete pontos, voltando a sonhar com os lugares de acesso à Liga dos Campeões, já na deslocação de sábado ao estádio do Portimonense (11.º).

O líder voltou a engrenar e pode obter a sétima vitória seguida no campeonato, igualando o melhor registo de 2022/23 (que alcançou num arranque irresistível de temporada), em ‘trânsito’ para os quartos de final da ‘Champions’, pois recebe o Club Brugge na terça-feira, após ter triunfado na Bélgica por 2-0, na primeira mão dos ‘oitavos’.

O Benfica, que na primeira volta ganhou por tangencial 1-0 em Famalicão, não terá no banco de suplentes o treinador alemão Roger Schmidt, expulso em Vizela, mas dentro do campo contará com o melhor marcador da I Liga, o médio João Mário, autor de 14 golos na prova, dois dos quais carimbaram a vitória na jornada anterior.

O avançado Gonçalo Ramos, segundo melhor marcador, a par do espanhol Fran Navarro (Gil Vicente), ambos com 13 golos, é outra das armas dos lisboetas frente ao Famalicão, que venceu os dois últimos jogos e saltou do 15.º lugar, primeiro acima da ‘zona vermelha’, para um tranquilo nono.

O líder tentará afastar-se ainda mais do FC Porto, que, à semelhança do que tem acontecido em tempos recentes, vai apresentar-se em Chaves desfalcado de vários jogadores influentes, dois dos quais – o defesa João Mário e o médio Uribe – por terem sido expulsos frente ao Gil Vicente.

O treinador Sérgio Conceição poderá continuar privado dos avançados Galeno, Gabriel Veron e Evanilson, devido a lesão, para o embate frente a um adversário que já bateu duas vezes esta época (3-0, para a I Liga, e 2-0, para a Taça da Liga) e que ganhou apenas um dos derradeiros nove jogos no campeonato.

O Sporting de Braga, que também teve dois jogadores expulsos em Guimarães, o defesa Niakaté e o avançado Álvaro Djaló (autor do golo insuficiente dos ‘arsenalistas’), pretende manter o Sporting a uma distância segura do terceiro lugar, o último de possível acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

O Sporting, que ganhou ânimo, mas continua distante dos objetivos mínimos para esta temporada, e o Braga vão defrontar equipas que venceram na primeira volta e que, tal como lisboetas e minhotos, ocupam posições seguidas na classificação, com os vila-condenses um ponto à frente dos algarvios.

O Guimarães, que parece cada vez mais destinado a terminar no quinto lugar, visita no domingo o Santa Clara (17.º e penúltimo), enquanto os perseguidores Arouca (sexto) e Casa Pia (sétimo) abrem e fecham a jornada, respetivamente, na sexta-feira, no estádio do Boavista (oitavo), e na segunda-feira, na receção ao lanterna-vermelha Paços de Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 43 minutos

Famalicenses da Jing-She conquistam medalhas de ouro no 1º Campeonato Nacional de Iniciados de Wushu

Este último sábado assinalou mais um dia de competições para os atletas da Jing-She – Assoc. Desportiva Escola de Wushu,...

Desportohá 1 hora

Futsal: Outeirense e Landim já estão na ‘final-four’ da Taça Concelhia

Aproxima-se a realização da ‘final-four’ da Taça Concelhia da Associação de Futsal Amadora de Famalicão de seniores, que se realiza...

Paíshá 2 horas

Papa Francisco: Congresso Eucarístico de Braga deverá ser “passo adiante” na vida da Igreja

O Papa Francisco manifestou hoje desejo de que o Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza entre sexta-feira e domingo em...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Afonso Carvalho do RAHC convocado pela Seleção AP Minho Sub-15

Afonso Carvalho, atleta dos escalões de formação de hóquei em patins do Riba d’Ave HC foi recentemente convocado para integrar...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: DJ Padre Guilherme anima “Sunset Solidário” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses convidam para o “Sunset Solidário Guita”, a realizar no dia 28 de julho (domingo), com a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Corte do abastecimento de água em Esmeriz esta terça-feira

Esta terça-feira irá assinalar um corte do abastecimento de água na freguesia de Esmeriz, informou a Câmara Municipal de Famalicão....

Famalicãohá 16 horas

Solidariedade dos famalicenses valeu mais de 13 toneladas para o Banco Alimentar

O concelho de Famalicão contribuiu com mais de 13 toneladas de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome, na...

Desportohá 17 horas

Famalicão: Desportivo de São Cosme despede-se do treinador Zé Tó assinalando trabalho exemplar

O clube Desportivo de São Cosme anunciou, esta segunda-feira, a saída do treinador Zé Tó, após “anos de dedicação” ao...

Desportohá 18 horas

Fernando Pimenta conquistou 3.ª medalha de ouro na Taça do Mundo de velocidade em Poznan

O canoísta português Fernando Pimenta arrecadou, este domingo, a terceira medalha de ouro na Taça do Mundo de velocidade em...

Desportohá 18 horas

Defesa do FC Famalicão convocado para disputar o Euro 2024 pela seleção da Albânia

O defesa do FC Famalicão Enea Mihaj foi convocado para representar a sua seleção nacional no Euro 2024, que se...

Arquivo

Mais Vistos