Site icon Fama Rádio e Televisão

Muita emoção e aplausos na inauguração da estátua do piloto Paulo Gonçalves em Esposende

“Aquele que nasce para ser grande não será nunca esquecido”. As palavras são do filho de
Paulo Gonçalves, Rúben Gonçalves, que traduziram, a essência da homenagem que Esposende prestou, este sábado, ao seu nome maior do motociclismo.

A escultura de homenagem foi inaugurada este sábado em Esposende, num clima de emoção, recordando o legado que o desportista, que faleceu em 2020, deixou ao concelho e ao país.

A obra de arte, com mais de cinco metros de altura, e composta por mais de 27.600 peças mecânicas recicladas, retrata o piloto em cima de uma mota, com a roda da frente levantada, numa duna no deserto da Arábia Saudita, onde Paulo Gonçalves viria a morrer, na sequência de um acidente na 42.ª edição do Rali Dakar.

“Foi uma perda muito grande, pois o Paulo [Gonçalves], além de ser um motociclista de excelência, tinha também um grande significado para a nossa comunidade, por se envolver em vários projetos sociais, desportivos e ambientais”, disse Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende.

A escultura ficou localizada na parte nascente da cidade, junto à Estrada Nacional 13, e integrada num novo parque urbano construído pela autarquia, e também batizado com o nome do piloto natural da freguesia de Gemeses.

Milhares de pessoas, entre os quais largas centenas de aficionados do motociclismo,
oriundos dos mais diversos lugares, marcaram presença na cerimónia de inauguração.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version