Famalicão
Famalicão: Parque da Devesa recebe 732 novas árvores e arbustos
A Câmara Municipal de Famalicão anunciou a plantação de 732 novas árvores e arbustos no Parque da Devesa, totalizando 63 espécies diferentes, numa iniciativa que pretende aumentar e diversificar o “pulmão verde” da cidade.
Implicando um investimento de cerca de 75 mil euros, o trabalho foi recentemente adjudicado à empresa Justacolina – Serviços de Silvicultura e exploração Florestal Lda e deverá ser efetuado entre setembro e outubro, meses com melhores condições para a realização deste trabalho.
Grande parte das novas árvores a plantar são de espécies autóctones, como carvalho-alvarinho, bétula ou vidoeiro, sobreiro, pinheiro-manso, faia, loureiro, cerejeira, aveleira, castanheiro, mas está também prevista a plantação de espécies exóticas como sequoia, pseudotsuga, pinheiro-de-weymouth, áceres, entre outras.
Segundo afirma um estudo elaborado paisagista de 2018 sobre a flora do parque, “a plantação destas novas árvores e arbustos vai adensar e diversificar a estrutura arbórea da Devesa, criar mais zonas de sombra ao longo do parque e, consequentemente, mais áreas de estadia e convívio, e promover a biodiversidade abrigando uma maior quantidade e diversidade de espécies de fauna. No futuro, esta ação vai também significar uma maior produção de oxigénio, uma maior captura de dióxido de carbono e um aumento da capacidade de purificação do ar”, conclui.
-
Paíshá 1 semana
Casos de gripe em Portugal continuam a aumentar. Mais 260 registados esta semana
-
Famalicãohá 6 dias
CeNTI inaugura novas instalações e projeta segundo edifício junto ao Parque da Devesa
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Desagregação de quatro uniões de freguesias já foi aprovada
-
Famalicãohá 2 dias
Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave