País
Autoridade Marítima Nacional registou 45 ocorrências só nesta terça-feira e alerta para perigos do “mar de inverno”

Apesar de ainda se encontrar no horizonte o início de mais uma época balnear, o sol e temperaturas altas dos últimos dias convida a atividades na praia e o contacto com o mar, um ato desaconselhado pela Autoridade Marítima Nacional, que destaca ter registado 45 ocorrências neste sentido, só nesta terça-feira.
Entre as mais graves, estão o desaparecimento de um jovem de 16 anos, que se desapareceu junto à praia do Dragão Vermelho, na Costa de Caparica.
De acordo com a AMN, o contacto com o mar nesta fase do ano apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, mar de inverno, que apresentava ondulação forte, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados.
Para além disto, vale a pena destacar que as praia não se encontram vigiadas nesta altura do ano, não dispondo da segurança balnear assegurada no verão.
“Como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”, alerta a AMN.
Neste sentido, deverá evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada, deverá prestar atenção permanente no caso de estar com crianças, e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto.
Não deverá ainda virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.
Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112, destaca a Autoridade Marítima Nacional.

-
Paíshá 1 semana
Condutores apanhados em excesso de velocidade duplicaram em relação ao último ano
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: “Máximas” sobem até aos 28 graus esta terça-feira
-
Famalicãohá 3 dias
Associação de Dadores de Sangue de Famalicão celebra 25 anos
-
Desportohá 1 dia
Formações jovens do FC Famalicão disputam três desafios este sábado e domingo