Siga-nos nas redes

País

Nuno Melo alerta estados-membros da UE para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares

Publicado

em

 O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, alertou hoje os estados-membros da União Europeia (UE), em Varsóvia, para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares, com garantias de “transparência e controlo”.

De acordo com uma nota enviada à agência Lusa pelo Ministério da Defesa Nacional, Nuno Melo participou na reunião informal de ministros da Defesa da União Europeia, que decorreu em Varsóvia, na Polónia, país que detém a presidência do Conselho da UE até ao final de junho.

Os ministros abordaram duas estratégias apresentadas no mês passado pela Comissão Europeia: o Livro Branco sobre o Futuro da Defesa Europeia e o plano ‘ReArm Europe’.

“Portugal apoiou estas iniciativas e mostrou-se determinado em reforçar ativamente as suas capacidades de Defesa, tendo aproveitado para lembrar aos restantes Estados-membros a importância das Pequenas e Médias Empresas no fornecimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa Europeia (BTIDE)” e “a urgência em ajustar os procedimentos para a contratação e aquisição de equipamentos (através da aprovação do pacote legislativo ‘Omnibus’ com significativas garantias de transparência e controlo)”, lê-se na nota.

O Livro Branco sobre o Futuro da Defesa Europeia delineia a estratégia da UE para fortalecer as suas capacidades de segurança e Defesa até 2030 e tem como pontos-chave “o reforço da indústria de defesa europeia, com ênfase no reforço às pequenas e médias empresas, e investimento em Investigação e Desenvolvimento e tecnologias emergentes”.

O plano ‘ReArm Europe’ “inclui medidas para a criação de instrumentos financeiros para alcançar este objetivo”.

Esta semana, Nuno Melo já tinha defendido a criação de uma “via verde” para a contratação pública na área da Defesa com o objetivo de ultrapassar burocracias e “complicações”, adiantando que foi criada uma equipa conjunta entre o seu ministério e o da Economia para o efeito.

Na reunião em Varsóvia, que decorreu hoje, Nuno Melo lembrou ainda aos restantes países europeus “a importância de se manter a ligação a parceiros estratégicos fundamentais como o Brasil, sem esquecer a relevância da abordagem 360 graus, com um especial enfoque para o apoio à segurança marítima e ao continente africano”.

De acordo com a nota, Nuno Melo sublinhou também “a importância da cooperação entre a UE e a NATO num todo coerente e eficaz para garantir a defesa coletiva de todos contra qualquer ameaça ou risco futuro”.

Na primeira parte desta reunião, “que contou com a presença do ministro Adjunto da Defesa para a Integração Europeia, Sergiy Boyev, o debate “revelou a continuada determinação da UE em reforçar o apoio militar à Ucrânia”, lê-se na nota enviada à Lusa.

Segundo o Ministério da Defesa português, “munições de grande calibre de artilharia, drones, sistemas de defesa antiaérea, formação e equipamento das brigadas ucranianas e um reforço significativo das capacidades das indústrias da defesa da Ucrânia, foram as principais áreas visadas pelos ministros europeus”.

Nuno Melo salientou que, este ano, Portugal já está a ajudar a Ucrânia com “mais um pacote adicional para atingir o compromisso de Washington”, correspondente a 221 milhões de euros, no âmbito da NATO, que inclui “a doação de mais viaturas blindadas, meios navais, helicópteros e munições, bem como a prossecução da contribuição nacional nas coligações que integra, em particular ao nível do treino e formação, tanto em Portugal como em Espanha, mas também na Polónia e na Alemanha”.

Na passada quinta-feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que Portugal aprovou uma resolução em Conselho de Ministros para autorizar a realização de despesa até “205 milhões de euros para apoio militar à Ucrânia”.

Mais tarde, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, explicou que essa verba fazia parte do compromisso de 221 milhões para o conjunto do ano de 2025, e acresce aos 227 milhões de 2024.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

Atletismo: Ana Marinho foi a quarta melhor portuguesa e Mariana Machado bate recorde nos Europeus de estrada

A bracarense Mariana Machado terminou, este domingo, no quarto lugar a prova de 10 quilómetros dos Europeus de Atletismo em...

Paíshá 4 horas

Vem aí forte descida dos preços dos combustíveis

Os preços dos combustíveis vão ficar bem mais baratos a partir desta segunda-feira, dia 14 de abril, pelo que é...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão volta a vencer e segura sétimo lugar

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este sábado, o Estoril Praia por 3-0. O jogo disputado em casa contou para...

Regiãohá 5 horas

Temperatura desce quase 10 graus em dois dias. Frio e chuva na Semana Santa

O dia até amanheceu cinzento, mas para hoje é esperada uma tarde de sol no distrito de Braga, e uma...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão é palco do Cortejo Bíblico esta tarde

Prosseguem, neste domingo, as atividades da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão. Até ao final do dia continua instalada...

Sociedadehá 19 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 3 – 0 Estoril Praia

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Estoril Praia por três bolas a zero no Estádio Municipal de...

Paíshá 22 horas

Operação ‘Páscoa em Segurança 2025’: PSP Realiza 88 Detenções e Reforça Condução Segura

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que, no primeiro dia da operação “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”,...

Famalicãohá 1 dia

Frutivinhos celebra 65 anos com inauguração de novas instalações

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão assinala este sábado, 12 de abril, um marco importante na...

Famalicãohá 1 dia

Gala comemorativa dos 50 anos do Grupo Recreativo de Gavião

O Grupo Recreativo de Gavião celebrou, no passado dia 6 de março, meio século de existência. Cinquenta anos de história,...

Paíshá 1 dia

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Arquivo

Mais Vistos

Close