Siga-nos nas redes

País

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Publicado

em

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de violência, salientando que o aumento de criminalidade esconde muitas vezes histórias de crianças negligenciadas pelas famílias.

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2024 revela um aumento de crimes nas escolas: No ano letivo de 2023/2024, as forças de segurança registaram 5.747 ocorrências de natureza criminal, o valor mais elevado da última década.

“Estes números refletem aquilo que se passa cá fora na sociedade. As pessoas estão muito mais agressivas e impulsivas”, defendeu o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, em declarações à Lusa.

Nas escolas, professores e funcionários notam que os alunos já “não resistem a uma resposta negativa, partem logo para a agressão e acabam por tentar resolver um problema criando outro”, contou Filinto Lima, que também está à frente de um agrupamento em Vila Nova de Gaia.

Filinto Lima diz que estes casos acontecem maioritariamente “nos grandes centros urbanos, também há relatos de violência em sítios mais pequenos”.

É nas escolas dos distritos de Lisboa e Porto que se regista a maioria das ocorrências, mas também há centenas de casos em Setúbal, Aveiro, Faro, Braga, Leiria ou Santarém, segundo o RASI, que revela que quase metade dos crimes são agressões físicas (2.249), mas também houve quase mil furtos, 171 ofensas sexuais, 117 roubos e 76 ocorrências por posse ou uso de arma.

As agressões acontecem quase sempre entre alunos, mas também há casos em que os professores e restantes funcionários se tornam vítimas dos alunos, contou Filinto Lima.

As escolas contam com serviços de psicologia e são os psicólogos e mediadores sociais quem, muitas vezes, sinaliza as crianças e jovens em risco. Nos casos mais graves, são encaminhados para os centros de saúde ou hospitais.

Mas Filinto Lima alertou que há “muitas escolas que necessitam de ver os seus quadros de psicologia reforçados” e por isso apelou ao Ministério da Educação para que faça um levantamento para perceber “onde colocar mais técnicos especializados para dar resposta a estas questões e tentar conter este escalar de agressividade e violência”.

Os técnicos que trabalham as competências emocionais dos alunos encontram, invariavelmente, crianças e jovens que “estão ao deus-dará”: “Temos muitos alunos cujos pais não se interessam pela vida deles nem pela escola. Temos pais de alunos que nunca vimos. São alunos que estão abandonados, estão ao deus-dará”, lamentou o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos.

Os dados do RASI foram registados pela PSP e pela GNR e, no âmbito do Programa Escola Segura, as forças de segurança fizeram no último ano letivo mais de 25 mil ações de prevenção nas escolas, que abrangeram mais de um milhão de alunos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 minutos

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 1 hora

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 2 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 3 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 4 horas

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”

Depois de uma notícia avançada esta terça-feira, na se informa que o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) diz...

Paíshá 6 horas

Federação Portuguesa do Pulmão pede avanço nos processos de rastreio

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão apelou hoje a um avanço nos rastreios do cancro do pulmão, que ainda...

Barceloshá 6 horas

Mais de 100 figurantes de Tadim apresentam encenação da Paixão de Cristo em Barcelos e Viana do Castelo

A encenação da Paixão de Cristo decorre no sábado, às 21:30, junto à capela de São João, em Ponte de...

Regiãohá 19 horas

Número de telefone da Câmara Municipal de Santo Tirso está “comprometido” e a ser utilizado em tentativas de fraude

Os responsáveis da Câmara Municipal de Santo Tirso informaram, esta quarta-feira, que um dos seus número de telefone se encontra...

Sociedadehá 19 horas

Vila do Conde / Gaia: Casal detido por furtos e posse de arma proibida

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, procedeu à...

Arquivo

Mais Vistos