País
Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional prevista para aquele horário, avançou hoje a REN – Redes Energéticas Nacionais.
“O fenómeno ocorrerá no território continental entre as 09:30 e as 11:30 e provocará uma perda de geração estimada de 560 MW [megawatts], o que representa cerca de 8,5% do consumo e 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional previsto para este horário”, apontou a REN, em comunicado.
A empresa adiantou que tem estado, em colaboração com os restantes operadores de redes de transporte do setor elétrico europeus, a preparar o Sistema Elétrico Nacional (SEN) para os efeitos do eclipse que vai ocorrer no sábado.
O fenómeno em que o sol vai ser parcialmente coberto pela lua, durante duas horas, vai ser visível em todo o território continental.
Durante o eclipse, a REN estima uma perda de 10 MW por minuto e uma recuperação à taxa de 22 MW por minuto, “o que causará desafios operacionais relacionados com o equilíbrio entre geração e o consumo no SEN e com controlo do desvio na interligação com Espanha”.
Assim, explicou, vai ser necessário alocar reservas adicionais com geração hídrica e/ou térmica.
Estes valores estimados não consideram a produção solar associada a algumas unidades de produção para autoconsumo, que também vão ter um efeito no aumento do consumo, sublinhou a REN.
“Este efeito está também a ser estimado pela REN e devidamente previsto nas previsões de consumo para esse dia, de modo a reduzir e mitigar, em tempo real, os efeitos inesperados”, garantiu.

-
Sociedadehá 1 semana
Bacia do rio Ave com armazenamento de água inferior à média nacional
-
Paíshá 6 dias
Páscoa: Hotéis do Porto esperam ocupação superior a 90% nestas férias
-
Desportohá 3 dias
Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências
-
Desportohá 14 horas
Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri