Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda promove o património dos grandes “Escritores a Norte”

Publicado

em

A promoção e divulgação do património material e imaterial dos escritores que nasceram, viveram ou criaram no Norte é o objetivo de uma rota que vai ser traçada, ao abrigo de um protocolo hoje assinado em Vila Nova de Famalicão.

Trata-se da rota “Escritores a Norte”, que resultará de uma parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Fundação Cupertino de Miranda.

“Os bens patrimoniais a integrar na rota respeitam o património notável e diverso, material e imaterial, no contexto da literatura portuguesa, em consequência dos escritores que nasceram, viveram ou criaram na região”, lê-se no texto do protocolo.

Naquele universo, acrescenta, pontuam nomes como os de Agustina Bessa-Luís, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Eugénio de Andrade, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, José Régio, Manuel António Pina, Maria Ondina Braga, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.

“O território regional dispõe de um elevado número de casas e casas-museu de alguns dos mais notáveis escritores de língua portuguesa, assim como de arte pública ou lugares de vida e inspiração destes autores”, recorda ainda o protocolo.

É todo este património material e imaterial que vai constituir a rota dos “Escritores a Norte”, um trabalho que será liderado pela Fundação Cupertino de Miranda.

“Seria quase óbvio irmos buscar a Fundação Cupertino de Miranda para parceiro nesta rota”, disse o presidente da CCDRN.

Para António Cunha, esta é uma rota que, além dos locais a visitar associados à vida dos escritores, pretende sobretudo promover e divulgar o seu património literário, “que é preciso dar a conhecer e seja fruído pelos visitantes”.

O vice-presidente da CCDRN para a Cultura, Jorge Sobrado, sublinha que o património literário a Norte, constituído por autores e obras, narrativas e personagens, sítios e paisagens, “é um monumento gigante pulverizado por toda a geografia regional”.

“A sua diversidade e potencial requerem, porém, mapeamento e inventário, estruturação e capacitação, competências que encontramos num conjunto de instituições, nomeadamente na Fundação Cupertino de Miranda, promotora do projeto cultural e educativo Torre Literária”, acrescenta.

A Fundação Cupertino de Miranda lançou, em 2020, a Torre Literária, que se constitui como uma experiência museológica sobre a literatura portuguesa nos últimos oito séculos, com a curadoria de especialistas no contexto literário nacional.

Focada numa lista de autores e obras representativos, a torre permite uma visão global, dinâmica e ligada ao quotidiano sobre aspetos literários, culturais e históricos.

“Escritores a Norte” integra-se nas “Rotas do Norte”, lançadas pela CCDRN, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 37 minutos

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 1 hora

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 2 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Paíshá 3 horas

Coligação PSD/CDS-PP impedida de usar denominação “AD – Aliança Democrática”

O Tribunal Constitucional recusou o pedido da coligação PSD/CDS-PP para usar a denominação “AD – Aliança Democrática – PSD/CDS” nas...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 12 anos de prisão para o acusado de esfaquear mortalmente empresário

O Ministério Público e os pais de José Ferreira, o empresário que morreu após um ataque com uma faca à...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Semana Santa celebra tradições da Páscoa entre 04 e 27 de abril

Famalicão está pronto para celebrar mais uma Semana Santa, entre os dias 04 e 27 de abril, apresentando um extenso...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: PSP divulga locais e horários para os radares de velocidade em abril

Com a chegada do novo mês, a PSP já divulgou o calendário para as presenças do seu dispositivo de controlo...

Bragahá 6 horas

Dois feridos e 5 carros danificados em stand após colisão envolvendo um taxi em Fafe

Duas pessoas ficaram feridas, na noite desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, no cruzamento...

Arquivo

Mais Vistos