Siga-nos nas redes

Mundo

Nuno Melo espera ter América de Trump como aliada e questiona intenções da Rússia

Publicado

em

O ministro da Defesa Nacional disse hoje esperar que a administração norte-americana de Trump tenha a Europa como aliada e perceba que os russos “não são propriamente os amigos do sistema”.

Esta posição foi defendida por Nuno Melo em declarações aos jornalistas à margem de uma visita à Base Aérea N.º 11, situada no distrito de Beja, na qual o governante foi questionado sobre as declarações do enviado do Presidente Donald Trump para assuntos internacionais, Steve Witkoff, que em entrevista à Fox News, no domingo, afirmou que não via o Presidente russo, Vladimir Putin, “a querer tomar conta de toda a Europa”.

Witkoff considerou a ameaça teórica porque, na sua opinião, Putin “quer a paz”.

Rejeitando que a ameaça russa seja meramente teórica, Nuno Melo insistiu que não confunde “um país aliado e amigo com uma administração”.

“Portugal, no que tem a ver com a dimensão militar, só vê sentido naquilo que possa fazer do lado dos nossos aliados e os Estados Unidos são um aliado fundamental, que nós queremos preservar e manter, o que não significa discordâncias de contexto, por exemplo, no que tem a ver com a Rússia”, realçou.

Na ótica de Nuno Melo, “é bom que os Estados Unidos também tenham a Europa como os aliados e percebam a seu tempo” que os russos “não são propriamente os amigos do sistema”.

No âmbito dos compromissos de Portugal com a NATO, Nuno Melo despediu-se hoje de um contingente de cerca de quarenta militares da Força Aérea que partiram hoje para a Estónia, país que faz fronteira com a Rússia, para uma missão da Aliança Atlântica de vigilância e promoção da segurança marítima no Mar Báltico.

Além destes militares, Portugal vai também enviar um avião P-3C para a base aérea de Ämari.

Esta missão, que vai ser realizada pela Esquadra 601, os “Lobos” da Força Aérea, será comandada pelo major navegador Tiago Andrade, que em declarações aos jornalistas adiantou que o contingente que vai para os Bálticos já tem experiência naquela zona e está “extremamente bem preparado”.

“A missão primária será patrulhar o Mar do Báltico, que será ver as movimentações de países não NATO que possam estar naquela zona e agora com maior foco na proteção das linhas de comunicação no Mar do Báltico”, acrescentou.

No seu discurso, Nuno Melo salientou que estes militares partem “para a Estónia num contexto geopolítico particularmente desafiante que opõe as democracias às opressões”.

“Correm riscos que são reais e isso não é para todos. A leste, junto a fronteiras da União Europeia e no perímetro da NATO, assistimos a uma guerra de conquista na Ucrânia, desencadeada pela Rússia, que se prolonga há mais de três anos. E no Báltico as ações híbridas que são recorrentes só evidenciam que a segurança euro-atlântica começa naquela região, em terra no mar e no ar”, sublinhou.

Durante a sua intervenção, Nuno Melo disse que sabe que os militares da Força Aérea, “pela sua qualidade”, são “assediados e pressionados, e têm ofertas” do mercado de trabalho empresarial para sair das Forças Armadas.

“Mas também lhes devo dizer que é na Força Aérea que queremos que se sintam realizados, porque o que essa farda encerra, representando um povo e uma bandeira, nenhuma empresa será capaz de substituir. Tenha o Estado, por seu lado, a capacidade de vos dar retorno pelos sacrifícios que vos pede”, salientou.

Para além desta missão, a Força Aérea vai também projetar esta semana uma outra força militar para a Estónia, composta por quatro F-16M e até 100 militares que terão como missão o policiamento do espaço aéreo dos países do Báltico. A missão, com duração de quatro meses, terá início no dia 01 de abril e decorre até 31 de julho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Criminalidade nas escolas atingiu o nível mais alto dos últimos 10 anos

As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado...

Bragahá 9 horas

PSP: Homem de 55 anos suspeito de furtos na Sé de Braga

 A PSP deteve um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em estabelecimentos comerciais na zona da Sé,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira

Depois de um dia de céus limpos e máximas elevadas, Famalicão espera, esta terça-feira, um dia mais nublado e com...

Paíshá 10 horas

Porto: Colisão entre camião e ligeiro fez um ferido e deixou o trânsito condicionado na VCI

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um camião e um carro,...

Regiãohá 12 horas

Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária

A Polícia Judiciária procedeu á detenção de um homem, este domingo, por suspeita dos crimes de coação sexual e importunação,...

Paíshá 13 horas

Auchan desafia turmas do 1.º ciclo para criação de um conto de Natal

A Auchan lança, pela primeira vez, a iniciativa Concurso de Contos Auchan, que se destina às turmas de 1.º ciclo,...

Paíshá 14 horas

Nuno Melo diz que oposição tem medo do debate: “O receio faz parte da vida”

 O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates...

Regiãohá 16 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 17 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Arquivo

Mais Vistos