Siga-nos nas redes

País

Nuno Melo enaltece papel das Forças Armadas na apreensão de 6,5 toneladas de cocaína em submarino

Publicado

em

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, enalteceu, esta terça-feira, a cooperação entre entidades policiais e militares na operação Nautilus, considerando que este trabalho mostra a importância das Forças Armadas também em tempo de paz.

Em declarações aos jornalistas no Ministério da Defesa Nacional, Nuno Melo destacou o “trabalho extraordinário da Polícia Judiciária, a par da Marinha Portuguesa e da Força Aérea” que “permitiu a apreensão de mais 6,5 toneladas de cocaína”.

“Não poderia deixar de, a esse propósito, chamar a atenção para a importância também das Forças Armadas em tempo de paz”, disse.

Para o ministro, “esta é uma operação que mostra a excelência da Polícia Judiciária na coordenação de toda a investigação que leva a esta apreensão, mas também uma cooperação que é inexcedível e virtuosa com as Forças Armadas”.

“E foi deste esforço conjugado que se conseguiu o sucesso de uma operação que, pelos números, fala por si e também pelo caráter inédito dos dispositivos utilizados”, destacou.

Segundo Nuno Melo, é bom que os portugueses tenham noção que “em tempos de paz as Forças Armadas não estão fechadas em quartéis” e estão empenhadas em muitas ações, entre as quais “o combate à criminalidade altamente sofisticada, utilizando meios que não são apenas pensados para a guerra”.

Deixando um “palavra de grande apreço” aos responsáveis máximos da PJ, da Marinha e da Força Aérea, o ministro considerou que esta operação “mostra a importância da cooperação internacional na investigação e no combate à criminalidade, mas também no plano interno da cooperação”.

“Este é um sucesso que, através de Portugal, tem uma dimensão internacional”, elogiou.

Para o ministro, “a Defesa Nacional foi trazida para a linha da frente das preocupações da política”.

“Hoje de resto, o Diário de Notícias mostra um gráfico muito interessante, que ajuda a perceber como, ao longo dos últimos anos, o desinvestimento nas Forças Armadas foi quase constante, e houve um grande desfazamento entre as previsões de investimento e aquilo que realmente foi aplicado nas Forças Armadas”, referiu.

Nuno Melo apontou que em 2024 “esse ciclo foi invertido de forma radical”, apontando esse investimento como “uma das grandes notas de muito sucesso da governação em 11 meses”.

A Polícia Judiciária classificou hoje como “um rude golpe numa organização criminosa” a operação Nautilus, que resultou na apreensão de sete toneladas de droga e na detenção de cinco suspeitos, num submarino, a 500 milhas dos Açores.

Os suspeitos, com três nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia e Espanha) deverão ser presentes a um juiz de instrução criminal na quarta-feira, em Lisboa, indicou o diretor nacional da PJ, Luís Neves, em conferência de imprensa conjunta com os responsáveis das várias forças envolvidas, incluindo a Guardia Civil de Espanha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 52 minutos

Criminalidade nas escolas atingiu o nível mais alto dos últimos 10 anos

As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado...

Bragahá 2 horas

PSP: Homem de 55 anos suspeito de furtos na Sé de Braga

 A PSP deteve um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em estabelecimentos comerciais na zona da Sé,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira

Depois de um dia de céus limpos e máximas elevadas, Famalicão espera, esta terça-feira, um dia mais nublado e com...

Paíshá 3 horas

Porto: Colisão entre camião e ligeiro fez um ferido e deixou o trânsito condicionado na VCI

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um camião e um carro,...

Regiãohá 4 horas

Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária

A Polícia Judiciária procedeu á detenção de um homem, este domingo, por suspeita dos crimes de coação sexual e importunação,...

Paíshá 5 horas

Auchan desafia turmas do 1.º ciclo para criação de um conto de Natal

A Auchan lança, pela primeira vez, a iniciativa Concurso de Contos Auchan, que se destina às turmas de 1.º ciclo,...

Paíshá 6 horas

Nuno Melo diz que oposição tem medo do debate: “O receio faz parte da vida”

 O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates...

Regiãohá 9 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 9 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Arquivo

Mais Vistos