Siga-nos nas redes

Famalicão

Desagregação de freguesias: Anafre prevê atraso no processo devido à queda do Governo

Publicado

em

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) disse, este sábado, que a queda do Governo fez parar a negociação quanto à revisão da lei das finanças locais e ao acesso aos fundos comunitários, mas sem implicações para a desagregação de freguesias.

“A queda do Governo, em princípio, irá prejudicar-nos novamente, porque os processos como a revisão da lei das finanças locais, a revisão do estatuto do direito local e o acesso aos fundos comunitários, que são muito importantes para nós, vão ficar, de algum modo, prejudicados”, afirmou o presidente da Anafre, Jorge Veloso (PS), em declarações à agência Lusa.

Jorge Veloso falava após uma reunião do Conselho Geral da Anafre, que decorreu hoje em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, com a presença de autarcas de freguesia de todos os distritos de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, perfazendo um total cerca de 110 conselheiros.

De acordo com o presidente da Anafre, a reunião do Conselho Geral foi dedicada à prestação de contas e ao relatório de atividades de 2024, mas falaram também sobre o processo de desagregação de freguesias e sobre as preocupações quanto à queda do Governo, liderado por Luís Montenegro (PSD).

Quanto à reposição de 302 freguesias, diploma promulgado pelo Presidente da República em 12 de março, depois de o ter vetado e devolvido à Assembleia da República em 12 de fevereiro, por ter dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa a tempo das próximas eleições autárquicas, Jorge Veloso afirmou que “o processo está em marcha”.

O representante das freguesias ressalvou que ainda há “algumas dúvidas” de presidentes de junta envolvidos neste processo, mas considerou que “é normal”, porque o trabalho neste âmbito “está a começar”.

“Pensamos que tudo vai terminar bem. Poderá haver uma ou outra dúvida, mas, para já, o processo está a decorrer como deve””, reforçou, perspetivando que se chegue a “bom porto” quanto ao novo mapa das freguesias para as próximas eleições autárquicas, que ocorrerão entre setembro e outubro.

Recusando qualquer implicação da queda do Governo na desagregação de freguesias, o presidente da Anafre sublinhou que as eleições legislativas antecipadas, agendadas para 18 de maio, “nada impedem o processo”, explicando que o trabalho agora passa pelas assembleias de freguesia, incluindo a repartição de bens.

A propósito da desagregação de freguesias, Jorge Veloso voltou a criticar a Iniciativa Liberal (IL), partido que votou contra este processo e que defendeu que há “matéria jurídica para contrariar esta péssima ideia”, uma vez que o diploma foi promulgado a menos de seis meses de umas eleições nacionais, neste caso as legislativas, na sequência da queda do Governo.

Na perspetiva de Jorge Veloso, a intervenção da IL “é completamente desajustada”, até porque no grupo de trabalho criado no âmbito da 13.ª Comissão do Poder Local e Coesão Territorial da Assembleia da República “não se dignou sequer a trabalhar para que os processos avançassem” e “só compareceu na última reunião para a votação, a dizer que votava contra todos processos para desagregação de freguesias”.

“A nossa posição é que a Iniciativa Liberal teve uma participação infeliz neste processo”, expôs.

Na quarta-feira, a Anafre enviou à provedora de Justiça uma carta na qual contesta os argumentos que levaram a IL a pedir a esta entidade que solicitasse a declaração de ilegalidade da desagregação de freguesias.

Quanto às implicações da queda do Governo, inclusive na revisão da lei das finanças locais, o presidente da Anafre afirmou que o processo de negociação, “neste momento, está parado e vai ficar parado durante pelo menos dois ou três meses, se não for mais”.

“Isso, de algum modo, atrasa aquilo que nós queríamos que fosse resolvido entre as partes, o Governo e a Anafre, para fazer parte do próximo Orçamento do Estado”, declarou Jorge Veloso, antecipando “muitos inconvenientes”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 minutos

Porto: Bombeira de 22 anos agredida com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi ameaçada e agredida com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 41 minutos

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Espera “máximas” de 22 graus e céus limpos este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 4 horas

Iniciativa “Famalicão Bricks Lab” assinalou o Dia da Juventude no concelho

O Dia Nacional da Juventude, celebrado esta sexta-feira (28 de março) foi assinalado em Famalicão com a iniciativa “Famalicão Bricks...

Desportohá 5 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam quatro jogos este fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão preparam-se para uma série de quatro jogos a disputar este fim de semana, três...

Famalicãohá 7 horas

GNR fez buscas em Famalicão deteve homem e mulher por tráfico de estupefacientes

A Garda Nacional Republicana procedeu à detenção de homem de 31 anos e uma mulher de 28, por tráfico de...

Paíshá 7 horas

Norte: Ladrão empunhando faca foi desarmado e retido por vigilante e clientes de uma loja em Matosinhos

Um homem de 47 anos, desempregado, foi detido pela Polícia de Segurança Pública, esta quarta-feira, em Matosinhos, cerca das 20:30,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Incêndio deflagra numa habitação em Joane

Um incêndio deflagrou, na manhã desta sexta-feira, numa habitação na rua da Torre, na vila de Joane, em Famalicão. De...

Desportohá 9 horas

Catarina Campos faz história este sábado: A primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol da I Liga

Catarina Campos vai tornar-se a primeira mulher a arbitrar um jogo da I Liga de futebol, ao ser nomeada para...

Arquivo

Mais Vistos