Siga-nos nas redes

País

Mau tempo: 48 incêndios rurais afetaram a região Norte nas últimas horas

Publicado

em

 Várias zonas do distrito de Viana do Castelo, no Alto Minho, foram afetadas por um total de 48 incêndios rurais na noite passada, “algo que não é habitual para esta altura do ano”, reconheceu hoje a Proteção Civil.

O último fogo a ser resolvido foi o de Sabadim, no concelho de Arcos de Valdevez, já durante esta manhã, indicou Alexandre Penha, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações aos jornalistas, no mais recente balanço das ocorrências registadas devido à passagem de depressão Martinho, com ventos muito fortes.

Esse último incêndio a ser extinto era “o que causava mais preocupações” e “forçou ao movimento de grupos de reforço de áreas mais distantes” para combater as chamas, detalhou o adjunto operacional, na sede da ANEPC, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A zona de Arcos de Valdevez foi a mais afetada, mas registaram-se também nos concelhos de Paredes de Coura e Ponte da Barca.

Questionado sobre uma possível origem criminosa dos fogos, Alexandre Penha respondeu apenas com a constatação de “má utilização de fogo”, mas remeteu a averiguação das causas para as entidades competentes.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, denunciou, em declarações à SIC Notícias, situações de fogo posto.

Segundo o Comando Sub-Regional do Alto Minho, nenhuma habitação chegou a ser afetada pelos vários incêndios, apesar de terem estado em risco, e não há registo de vítimas.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez referiu que duas freguesias chegaram a ser ameaçadas pelas chamas e que estiveram a ser ponderadas evacuações.

O mau tempo registado à passagem da depressão Martinho pelo continente português, incluindo fortes ventos que motivaram um aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave numa escala de três), deu origem a 5.800 ocorrências e 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número “acima da média”.

O registo diz respeito ao período entre as 00:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje, com destaque para a queda de árvores, tendo-se verificado ainda algumas inundações.

Segundo o balanço feito por Alexandre Penha, além dos 15 desalojados, 13 pessoas tiveram de ser deslocadas.

O mau tempo afetou e continua ainda hoje a afetar linhas ferroviárias e estradas, bem como o funcionamento de portos.

Na quarta-feira, a partir das 12:00, o distrito de Viana do Castelo estava sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à previsão de “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h (quilómetros por hora), sendo até 110 km/h nas serras”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na madrugada desta quinta-feira, entre as 00:00 e as 09:00, o IPMA elevou esse aviso para laranja (o segundo mais grave de uma escala de três), com a previsão de o distrito de Viana do Castelo ser afetado por “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h, sendo até 120 km/h nas serras”, avisando que, depois das 09:00, passaria a amarelo, até às 12:00 do dia de hoje.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, a ANEPC alertou para o agravamento da situação meteorológica no território do continente nos próximos dias, com precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima, no âmbito da passagem da depressão Martinho.

Fotos: Meteo Trás os Montes/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 6 horas

Preço dos ovos aumentou 80% desde 2022. A “meia dúzia” passou de 1,14 para 2,05 euros

O preço de meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de...

Paíshá 7 horas

Gaia / Afurada: Familiares procuram homem de 64 anos desaparecido desde a madrugada de domingo

Um homem de 64 anos está desaparecido, desde a madrugada do último domingo,, depois de ter abandonado a sua habitação,...

Famalicãohá 8 horas

Autarcas de Famalicão, Trofa e Santo Tirso defendem criação da Mobiave após críticas do presidente da TMP

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e vários especialistas do setor criticaram hoje a criação da rede Mobiave...

Paíshá 9 horas

Vítima de acidente de mota na EN222 em Gaia tinha 32 anos

Tinha 32 anos a vítima mortal do acidente de mota registado na tarde desta terça-feira, na na Estrada Nacional 222,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sol e temperaturas máximas de 20 graus esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia de sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda promove o património dos grandes “Escritores a Norte”

A promoção e divulgação do património material e imaterial dos escritores que nasceram, viveram ou criaram no Norte é o...

Bragahá 12 horas

Atualização/Braga: Suspeito de homicídio em Espanha vai aguardar extradição sob detenção

O homem capturado na quarta-feira na cidade de Braga por suspeitas de matar um homem, de 37 anos, em Alicante,...

Paíshá 14 horas

Limpeza de terrenos: GNR já sinalizou mais de 7 mil locais para serem limpos em 2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já sinalizou este ano 7.192 terrenos para serem limpos no âmbito da Campanha Floresta Segura...

Desportohá 14 horas

Ex-FC Famalicão Marie Alidou troca Benfica pelos Estados Unidos da América

A futebolista internacional canadiana Marie Alidou deixa o Benfica e é reforço das norte-americanas do Portland Thorns FC, informou hoje...

Guimarãeshá 15 horas

Guimarães: Duas pessoas feridas após acidente em Serzedelo

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na rua da Varziela,...

Arquivo

Mais Vistos