Siga-nos nas redes

País

GNR registou mais de 1.500 crimes de violência no namoro em 2024

Publicado

em

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no ano passado 1.592 crimes de violência no namoro, mais 95 do que em 2023, e realizou cerca de 250 ações de sensibilização em todo o território nacional.

Os dados provisórios da Guarda, divulgados hoje para assinalar o Dia dos Namorados e para promover a campanha “Estamos cá para te ajudar”, indicam que durante o ano de 2024 foram registados 1.592 crimes e em 2023 tinham sido 1.497.

Em 2024, no âmbito desta temática, a GNR realizou cerca de 250 ações de sensibilização, que contaram com a participação de mais de 430 militares, tendo sido sensibilizados mais de 10.700 alunos.

A campanha “Estamos cá para te ajudar” visa “sensibilizar para a importância da eliminação de todas as formas de agressão em relações de namoro, especialmente entre os mais jovens, onde esses comportamentos são precoces, evitando a sua repetição no futuro”.

Com o objetivo de prevenir os comportamentos de risco, a GNR alerta os jovens para a não aceitação da violência, apelando e incentivando à denúncia de qualquer forma de agressão, seja psicológica ou física, incluindo ações que se enquadrem no ‘cyberbullying’ ou no ‘stalking’ digital.

A GNR lembra que “a violência no namoro manifesta-se através da violência psicológica e física, e o impacto desta violência em idades precoces, pode resultar na aceitação da mesma no futuro, comprometendo as vítimas, as suas famílias e a sociedade em geral”.

Também a Polícia de Segurança Pública (PSP), que tem em curso nas escolas a campanha de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra”, divulgou que em cinco anos registou 9.923 denúncias por violência no namoro.

De acordo com a PSP, em 2019 foram recebidas 2.185 participações; em 2020, 2.051; em 2021, 2.215; em 2022, 2.109; e, em 2023, 1.363.

Igualmente, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) referiu hoje que em 2024 apoiou 1.023 vítimas de violência no namoro, 322 dos quais pediram ajuda enquanto ainda estavam na relação, sendo a maioria mulheres.

De acordo com os dados da APAV, 322 vítimas pediram ajuda enquanto ainda estavam na relação, 308 (92,8%) das quais estavam num relacionamento heterossexual e 18 (5,4%) em relacionamento homossexual.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 4 horas

Homem de 24 anos detido em Vila do Conde por suspeita de tráfico de estupefacientes

Elementos da PSP procederam, na última sexta-feira, à detenção de um homem de 24 anos, empregado de limpeza e residente...

Paíshá 5 horas

Idade mínima para casar aumenta para os 18 anos. Proteção dos direitos dos jovens em questão

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, aumentar para 18 anos a idade mínima para casar e incluir o...

Economiahá 6 horas

Governo: Reporte de juros e subsídio de refeição no IRS deixa de ser obrigatório

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que elimina a obrigação de reporte, na declaração do IRS, de rendimentos...

Regiãohá 7 horas

Hospital de Santo Tirso: Postos de trabalho serão mantidos após transferência para a Misericórdia

A Misericórdia de Santo Tirso garantiu, esta quarta-feira através de um comunicado, que “não estão em causa despedimentos” na sequência...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas e ventos de 80 km/h esperados esta sexta-feira

Famalicão espera o regresso da chuva esta sexta-feira, condição meteorológica que chega acompanhada por ventos mais intensos e uma descida...

Economiahá 8 horas

Emprego de 70 trabalhadores em risco após possível encerramento da “Têxtil do Marco” de Canaveses

Os empregos de cerca de 70 trabalhadores da ‘Temasa – Têxtil do Marco’ encontram-se em risco após uma comunicação da...

Regiãohá 10 horas

Jovem de 18 anos detido por tráfico de estupefacientes em Santo Tirso

Um homem de 18 anos foi detido, no último domingo, na Rua das Rãs, em Santo Tirso, por tráfico de...

Desportohá 11 horas

Vídeo: Erro de sinalização causa grande confusão na Volta ao Algarve. Etapa foi anulada

Um erro de sinalização ‘anulou’, esta quarta-feira, a primeira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, com Filippo Ganna, o...

Paíshá 12 horas

Jovem de 17 anos atropelado pelo Metro junto à estação de Senhora da Hora

Um jovem de 17 anos foi colhido, na manhã desta quinta-feira, por uma carruagem do Metro do Porto, na Estação...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Concurso Público Internacional para o Estádio Municipal apresentado esta sexta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão, através do presidente Mário Passos, apresenta esta sexta-feira as “linhas gerais” referentes ao Concurso Público...

Arquivo

Mais Vistos