Siga-nos nas redes

País

Ministra da Cultura recebe músicos da Orquestra do Norte com salários em atraso

Publicado

em

A associação que gere a Orquestra do Norte, sediada em Amarante, admitiu hoje haver atrasos nos salários de 37 músicos, confirmando a denúncia dos trabalhadores que se vão reunir com a ministra da Cultura, na quinta-feira.

“A Associação Norte Cultural [gestora da orquestra] assume alguns constrangimentos na sua operação, que implicam transtornos vários que incluem situações de atraso na liquidação das obrigações legais, incluindo salários”, avançou à Lusa o diretor executivo, José Bastos.

Também hoje, a Comissão de Trabalhadores (CT) comunicou à Lusa que, até esta data, “ainda não foram pagos os salários de dezembro, janeiro e subsídios de férias e natal referentes ao ano de 2024″. Refere ainda não existir “qualquer informação ou palavra por parte da direção”.

Na semana passada, a CT teve uma reunião na DGArtes, que foi “muito positiva”, segundo os trabalhadores.

“Apenas podemos adiantar que o próximo concurso de apoio às orquestras regionais irá ser lançado brevemente e é principal fonte de sustentabilidade da Associação Norte Cultural [entidade que gere a orquestra]”, refere a CT.

Indica-se, ainda, que a DGArtes está a aguardar o envio da documentação, por parte da Associação Norte Cultural (ANC), para processar ao pagamento da última tranche de 2024.

Sobre a reunião no Ministério da Cultura, agendada para quinta-feira, a CT refere que vai apresentar um conjunto de propostas para melhorar a sustentabilidade da ANC, que inclui o reforço financeiro do apoio atual e uma atualização dos estatutos das orquestras regionais.

O diretor executivo da ANC, por seu lado, disse hoje à Lusa que o problema atual decorre do modelo de financiamento preconizado no Estatuto das Orquestra Regionais.

José Bastos observa que aquele modelo implica “um hiato de, pelo menos, quatro meses entre o início da realização de despesa e o pagamento do montante de financiamento”.

“A principal consequência deste modelo é a debilidade de tesouraria”, refere, sinalizando que, na altura devida, procurou-se “sensibilizar o grupo de trabalho do Ministério da Cultura para esta situação”.

Contudo, lamentou, não foi possível considerar aquela pretensão, “que passaria por um adiantamento do financiamento ou um financiamento mensal em substituição do trimestral”.

Para José Bastos, o apoio do Estado “necessita ser reforçado com caráter de urgência”, sendo fundamental continuar a “estreita relação com a DGArtes e Ministério da Cultura”.

Reclama, por outro lado, a necessidade de “um maior comprometimento” por parte dos municípios da região Norte, “aproximando a seu financiamento aos 40% previstos na Carta de Missão das Orquestras Regionais”.

A Associação Norte Cultural foi constituída em 1992, tendo como membros fundadores as câmaras municipais de Alijó, Bragança, Vila Real, Guimarães, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Montalegre, Terras de Bouro, Torre de Moncorvo, Caminha, Chaves e Fafe.

A Fundação Casa de Mateus, a Fundação Cupertino de Miranda e alguns cidadãos também fazem parte do elenco de fundadores da associação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 minutos

PSD Famalicão suspende Jornadas Autárquicas

O núcleo famalicense do Partido Social Democrata informou, esta terça-feira, sobre a suspensão das “Jornadas Autárquicas do PSD”, cujo início...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão: Mario Gonzalez ruma à Polónia para alinhar pelo Lech Poznań

O avançado Mario Gonzalez, atualmente no Famalicão por empréstimo do Los Angels FC, vai viajar para a Polónia para alinhar...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Costinha anima noite de São Valentim na Casa do Artista Amador esta sexta-feira

O cantor famalicense Costinha está de regresso à Casa do Artista Amador, para mais um concerto, esta sexta-feira, a partir...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Candidaturas para as Bolsas de Talento Jovem abertas a partir desta quarta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou a abertura do processo de candidatura às Bolsas de Talento Jovem, que decorre a...

Paíshá 3 horas

Índice de Perceção da Corrupção 2024: Portugal obteve o pior resultado de sempre

Portugal caiu nove lugares no Índice de Perceção da Corrupção 2024 e obteve o seu pior resultado de sempre, “particularmente...

Paíshá 15 horas

Ministra da Cultura recebe músicos da Orquestra do Norte com salários em atraso

A associação que gere a Orquestra do Norte, sediada em Amarante, admitiu hoje haver atrasos nos salários de 37 músicos,...

Paíshá 16 horas

Tenente-Coronel da GNR Lídia Magalhães subiu ao topo do Kilimanjaro aos 45 anos

A Tenente-Coronel da Guarda Nacional Republicana Lídia Magalhães, de 45 anos, subiu ao topo do Kilimanjaro, a maior montanha do...

Paíshá 17 horas

Futebolista de 14 anos foi a vítima mortal de trágico acidente em Celorico de Basto. Funeral realiza-se esta terça-feira

Celorico de Basto encontra-se de luto após o falecimento de Simão Gonçalves, o jovem de 14 anos que perdeu a...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão espera terça-feira de chuva e céus nublados durante todo o dia

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de chuva, que se deverá manter ao longo de todo o período diurno, de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Infraestruturas de Portugal investe cerca de 9 milhões na reabilitação de ligação a Guimarães

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir cerca de nove milhões de euros na reabilitação integral da Estrada Regional (ER)...

Arquivo

Mais Vistos