País
Praticante de ‘kitesurf’ de 16 anos “levado” por ventos fortes fica ferido após embater no molhe da Cantareira no Porto

Um jovem de 16 anos que praticava kitesurf na praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, foi surpreendido por uma rajada de vento superior a 90 kms/hora que o fez embater no molhe da Cantareira, no Porto, esta quarta-feira.
A revelação foi feita à Lusa pelo comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia, que explicou que o acidente ocorreu pelas 14:52, sendo que a vítima estava a praticar a modalidade com um amigo da mesma idade.
“Ele foi vítima de um fenómeno de vento acima dos 90 kms/hora que o arrastou até ao outro lado do rio Douro, na foz, embatendo contra o molhe da Cantareira”, descreveu o responsável da capitania, indicando, que apesar da violência do acidente o jovem “sofreu apenas ferimentos ligeiros e não necessitou de assistência hospitalar”.
O jovem acabou por ser resgatado por uma equipa da estação salva-vidas do Douro e, posteriormente, foi entregue à mãe do amigo, que se deslocou para o local para o receber, disse Rui Lampreia.
O segundo ‘kitesurfer’, afirmou o comandante, “saiu do rio pelos próprios meios, no lado de Vila Nova de Gaia, e não voltou a ser visto”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 10 os distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido à agitação marítima forte hoje e quinta-feira.
O IPMA emitiu também avisos laranja e amarelo para vários distritos do continente por causa da chuva, vento forte e queda de neve.
Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho a partir das 18:00 de hoje até às 06:00 de quinta-feira, passando depois a laranja até às 15:00 de quinta-feira por causa da ondulação.
O IPMA prevê ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.
Foto: Ilustrativa/DR

-
Paíshá 1 semana
Mais de 450 menores de idade casaram em Portugal desde 2023
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob “aviso amarelo” a partir do meio-dia. Granizo e trovoadas juntam-se às previsões de chuva
-
Famalicãohá 5 dias
Instalações da Coindu em Arcos de Valdevez compradas por grupo francês que vai criar 70 postos de trabalho
-
Barceloshá 3 dias
Feira da Isabelinha de Viatodos regressa para mais uma edição a partir desta sexta-feira