País
Plataforma ‘We Transfer’ utilizada em novo “esquema” de fraudes alerta a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para um novo mail fraudulento que está a ser enviado a alguns contribuintes, através do site de envio de ficheiros ‘WeTransfer’, avisando que o mesmo deve ser apagado.
No alerta publicado no Portal das Finanças, a AT partilha um desses mails que está a ser enviado em seu nome e no qual o destinatário é convidado a descarregar os supostos ficheiros usando um link fraudulento.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, pelo que “em caso algum” o contribuinte deverá efetuar a operação pedida, salienta a AT.
No prospeto sobre segurança de informação que tem disponível no seu site, a AT reforça que, por vezes, são enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas – por correio eletrónico (‘phishing’) ou SMS (‘smishing’) – em seu nome com o objetivo de o convencer a descarregar ‘software’ malicioso.
“Noutras situações, são reproduzidas janelas de autenticação falsas, geradas por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores. Estas janelas são falsas e devem ser ignoradas”, sublinha a mesma informação.
A AT lembra ainda que pela sua natureza sigilosa, o acesso a serviços e informações individualizados no Portal das Finanças necessita de autenticação prévia efetuada através da inserção do seu NIF e senha de acesso, do Cartão do Cidadão ou da Chave Móvel Digital, sendo este processo de autenticação efetuado quando acede ao site: https://www.portaldasfinancas.gov.pt.
-
Póvoa de Varzimhá 1 semana
Homem de 22 anos detido pela PSP com haxixe, heroína e cocaína na Póvoa de Varzim
-
Barceloshá 6 dias
Homem fica encarcerado e gravemente ferido após colisão entre 3 veículos em Barcelos
-
Paíshá 3 dias
Mau Tempo: Proteção Civil registou esta madrugada quase 50 ocorrências devido ao mau tempo
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão: Homem de 75 anos detido por condução sob efeito do álcool. Apresentou uma taxa de 1,56 g/l