Póvoa de Varzim
Guimarães/Póvoa de Varzim: ASAE apreende mais de 17 toneladas de alimentos em armazéns ilegais
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de três armazéns ilegais e apreendeu mais de 17 toneladas de géneros alimentícios numa operação de fiscalização realizada em Guimarães, Fafe e Póvoa de Varzim, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ASAE adiantou que, no âmbito da Operação Depósito, foi determinada “a suspensão total da atividade de três estabelecimentos, pelo exercício ilegal da atividade de entrepostagem e à posterior colocação no mercado de produtos sem a devida marca de identificação”.
Segundo a autoridade, foram apreendidas mais de 17 toneladas de diversos géneros alimentícios e, ainda, 313 quilos de crustáceos vivos, “tudo no valor estimado superior a 68 mil euros”.
De acordo com a ASAE, “foram instaurados três processos de contraordenação devido à falta de número de controlo veterinário (NCV), atribuído pela autoridade competente, que garante que as normas de segurança alimentar e as disposições legais dos regulamentos aplicáveis sejam cumpridas, tanto perante os consumidores como pelas autoridades de controlo, facto que não era cumprido por estes operadores económicos”.
A operação foi desenvolvida na quarta-feira nos concelhos de Guimarães e Fafe, no distrito de Braga, e Póvoa de Varzim, distrito do Porto, pela Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional do Porto.
O objetivo desta ação de fiscalização foi “assegurar o cumprimento das normas legais de segurança alimentar e da atividade económica”.
Fotos: ASAE/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob Aviso Laranja após atualização: Chuvas fortes, ventos de 90 km/h e trovoada
-
Economiahá 1 semana
DECO: Cabaz dos alimentos essenciais aumentou quase 3 euros desde o início do ano
-
Mundohá 4 dias
Incêndios em Los Angeles: Não há portugueses entre os desaparecidos
-
Desportohá 2 dias
Sub-23 do FC Famalicão empatam 1-1 frente ao FC Vizela