Braga
Braga ativa Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo devido ao frio
A Câmara de Braga ativou na tarde desta segunda-feira e até à manhã de sábado o Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo, devido à previsão de tempo frio, anunciou hoje o município.
Em comunicado, a autarquia liderada por Ricardo Rio adianta que o plano prevê a ativação do Centro de Alojamento de Emergência (CAE), localizado junto à Sé, assim como a manutenção da intervenção das equipas de rua da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro da Proteção Civil indicou que na última noite pernoitaram no CAE quatro pessoas, três homens e uma mulher, “todos portugueses”, sublinhando que a tendência é que este número aumente nos próximos dias.
Altino Bessa explicou que o município garante as instalações, a segurança e a alimentação de quem recorre ao CAE, enquanto o acompanhamento e o encaminhamento dos sem-abrigo no terreno é feito pelas equipas da CVP.
O plano vai estar em vigor até à manhã de sábado e, nessa ocasião, segundo o vereador da Proteção Civil de Braga, será feita uma avaliação para se decidir se o plano é prolongado por mais tempo.
No comunicado, o município de Braga acrescenta que ativou “o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-abrigo no nível Amarelo devido à previsão de tempo frio, nomeadamente de temperaturas mínimas de 0ºC e -1ºC, com especial incidência nos dias 15 e 18 de janeiro”.
“Recorde-se que o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das ações de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e ativados os recursos existentes de apoio à população de pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio”, lê-se ainda no comunicado.
-
Paíshá 1 semana
Tribunal condena cinco elementos da GNR por colaboração na exploração de jogos ilegais
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Casa da Pedreira em Gondifelos recebe encontro “Tás a Rir do Quê”
-
Paíshá 5 dias
PJ registou em 2024 maior número de homicídios dos 10 anos
-
Bragahá 1 dia
Gerês recebe investimento de quase 4 milhões para garantir segurança dos visitantes