Siga-nos nas redes

País

Lusodescendente de 25 anos entre os 14 mortos do atentado em Nova Orleães

Publicado

em

Uma das vítimas do ataque com um veículo em Nova Orleães, que fez pelo menos 14 mortos na quarta-feira, é um lusodescendente de 25 anos, noticiou na quinta-feira o Jornal Luso-Americano.

Este jornal publicou no seu sítio na Internet, citando fontes familiares, que Matthew Tenedório, de 25 anos, era filho do emigrante português Luís Tenedório e neto paterno dos emigrantes João e Dalila Tenedório, naturais de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo.

Matthew Tenedório estava no local e foi baleado pelo autor do ataque, que depois de atropelar dezenas de pessoas também efetuou disparos, antes de ser abatido pela polícia.

Ainda de acordo com o Jornal Luso-Americano, Matthew Tenedório, que nasceu em Huntington, Long Island, no Estado de Nova Iorque, esteve num jantar para celebrar o Ano Novo com os pais e decidiu ir com amigos para a Bourbon Street, onde ocorreu o ataque.

Quer Matthew, quer o pai, Lou Tenedório, eram técnicos de audiovisual no Superdome and Smoothie King Center, uma arena no centro da cidade de Nova Orleães, destacou também este jornal.

A equipa de futebol americano de Nova Orleães, New Orleans Saints, transmitiram as condolências à família pela morte de Matthew Tenedório, frisando que era um “membro valiosos” da equipa de produção de vídeo”.

“Matthew era jovem, talentoso e tinha um futuro brilhante, ajudando a produzir conteúdos de qualidade quer para os New Orleans Saints e Pellicans [basquetebol]”, pode ler-se.

O ataque ao longo da Bourbon Street matou 14 pessoas, juntamente com o autor do atentado Shamsud-Din Jabbar.

O FBI (polícia federal norte-americana) alterou na quinta-feira a sua avaliação inicial, referindo agora que este veterano do Exército agiu sozinho, após ter dito que possivelmente tinha coordenado o ataque com outras pessoas.

Esta força policial revelou ainda que Shamsud-Din Jabbar, cidadão norte-americano do Texas, publicou cinco vídeos na sua conta de Facebook nas horas anteriores ao ataque em que proclamava o seu apoio ao Estado Islâmico (EI).

Foi o ataque mais mortífero inspirado pelo EI em solo norte-americano em vários anos, revelando o que as autoridades federais alertaram ser uma ameaça ressurgente do terrorismo internacional.

Ocorreu também numa altura em que o FBI e outras agências de segurança se preparam para uma mudança de liderança – e prováveis mudanças políticas – após a tomada de posse da administração do Presidente eleito Donald Trump.

O FBI continua a procurar pistas sobre Jabbar, de 42 anos, mas disse que, um dia após o início da investigação, estava agora confiante de que não foi ajudado por mais ninguém no ataque.

Os planos de ataque incluíam também a colocação de bombas rudimentares no bairro, numa aparente tentativa de causar mais carnificina, disseram as autoridades.

Jabbar ingressou no Exército em 2007, servindo no ativo nas áreas dos recursos humanos e da tecnologia da informação e foi destacado para o Afeganistão de 2009 a 2010. Foi transferido para a Reserva do Exército em 2015 e saiu em 2020 com o posto de sargento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Cada golo da ‘final four’ da Taça da Liga vai valer dois equipamentos especializados para os bombeiros

Cada golo marcado na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol vai valer dois equipamentos de telecomunicação às corporações...

Regiãohá 10 horas

Despiste e colisão aparatosa na Trofa termina com capotamento em rua de sentido único

Um veículo ficou capotado ao início da noite desta segunda-feira, na Trofa, no seguimento de um despiste seguido de colisão,...

Paíshá 11 horas

Tribunal condena cinco elementos da GNR por colaboração na exploração de jogos ilegais

O Tribunal da Feira condenou esta segunda-feira cinco militares da GNR a penas de prisão, substituindo as penas a dois...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Temperaturas sobem 3 graus numa terça-feira com chuvas leves

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia com probabilidade de chuviscos, ou chuvas leves, que se vão prolongar ao longo da...

Paíshá 12 horas

Ex-ministro do PSD António Couto dos Santos perde a vida após acidente num campo de golfe em Matosinhos

O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos é o morto hoje encontrado a boiar num lago no Citygolf, na...

Póvoa de Varzimhá 12 horas

Mulher arrastada pelo mar da Póvoa de Varzim encontrada sem vida após operações de busca

Uma mulher perdeu a vida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um afogamento no mar da Póvoa de Varzim....

Regiãohá 13 horas

Colisão fez um ferido e cortou circulação ao início da tarde na EN105 em Vila das Aves

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu dois veículos...

Famalicãohá 14 horas

GNR: 714 infrações de trânsito e mais de 80 acidentes registados no distrito de Braga na última semana

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do distrito de Braga levou a cabo um cojunto de operações, entre os...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Igreja Paroquial de Cruz recebe XII Encontro de Reis a 18 de janeiro

A Unidade Pastoral das freguesias de Gavião, Cruz e Requião convida a comunidade para a 12.ª edição do seu Encontro...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Fugir ao trânsito da EN14 mais fácil após requalificação da Rua Central de Candeeira em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão congratula-se com a conclusão da primeira fase das obras de requalificação da Rua Central...

Arquivo

Mais Vistos