Siga-nos nas redes

Desporto

Guarda-redes famalicense Ricardo Velho tem estatuto quase único na I Liga portuguesa

Publicado

em

As equipas da I Liga portuguesa de futebol são as que apostam menos na titularidade de guarda-redes locais entre os 20 principais campeonatos da UEFA, com apenas dois lusos a sobressaírem entre as 18 formações nacionais esta época.

A minoria no principal escalão português é protagonizada pelo atleta famalicense Ricardo Velho, atualmente no Farense e convocado recentemente pela primeira vez para a Seleção Nacional e Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto e escolha habitual de Roberto Martinez para defender as redes da baliza lusa.

Bruno Varela, que defende a baliza do Vitória de Guimarães, seria o outro representante luso, mas, apesar de ter jogado pelas várias seleções jovens nacionais e ter sido convocado para os ‘AA’ – neste último caso, sem nunca se estrear -, é desde outubro de 2023 internacional cabo-verdiano.

Costa e Velho são, assim, os únicos ‘keepers’ com ‘selo’ nacional a defenderem as balizas dos emblemas da I Liga, o que corresponde a uma taxa de aposta de 11%, em contraste com os 16 estrangeiros que defendem o último reduto dos restantes conjuntos (89%).

De resto, mesmo a II Liga tem mais guarda-redes portugueses entre as primeiras apostas: sete contra 11 ‘forasteiros’, o que corresponde a 39%.

Neste particular, os brasileiros estão em maior número, oito, nomeadamente Gabriel Batista (Santa Clara), Matheus (Sporting de Braga), Kewin Silva (Moreirense), Jhonatan (Rio Ave), Andrew (Gil Vicente), César (Boavista), Bruno Brígido (Estrela da Amadora) e Lucas França (Nacional).

O uruguaio Franco Israel e o sérvio Vladan Kovacevic (ambos no Sporting), o ucraniano Anatoliy Trubin (Benfica), o cabo-verdiano Bruno Varela (Vitória de Guimarães), o russo Iván Zlobin (Famalicão), o costa-riquenho Patrick Sequeira (Casa Pia), o espanhol Joel Robles (Estoril Praia), o mexicano Guillermo Ochoa (AVS) – que tem sido rendido pelo brasileiro Simão Bertelli devido a lesão – e o alemão Nico Mantl (Arouca) completam a maioria de estrangeiros titulares na I Liga.

Numa análise efetuada aos campeonatos que ocupam o top-20 do ranking da UEFA, a taxa de 11% de locais em Portugal é a mais baixa entre essas competições, sendo que apenas Inglaterra tem uma percentagem próxima (20%), com quatro guarda-redes ingleses entre os 20 titulares: Jordan Pickford (Everton), Dean Henderson (Crystal Palace), ambos da seleção, Nick Pope (Newcastle) e Aaron Ramsdale (Southampton).

Um dos 16 estrangeiros na Premier League é precisamente um português, o também internacional José Sá, que tem alternado a titularidade no Wolverhampton com Sam Johnstone.

O terceiro país que menos ‘confia’ em guardiões locais é a Grécia, com quatro em 14, ou seja 29%. Apenas Olympiacos (Kostas Tzolakis), OFI Creta (Nikos Christogeorgos), Atromitos (Leftherios Choutesiotis) e Asteras Tripolis (Panagiotis Tsintotas) têm as respetivas balizas defendidas por helénicos.

Em sentido inverso, a Sérvia lidera na aposta de ‘keepers’ nacionais, com 14 dos 16 titulares a conferirem uma taxa de utilização local de 88%. As únicas exceções são Balsa Popovic (OFK Belgrado) e Stefan Popovic (Novi Pazar), ambos de Montenegro, nação que se tornou independente da Sérvia em 2006.

Imediatamente atrás da Liga sérvia surge a Croácia, no segundo posto, com 80% de guarda-redes locais entre os titulares (oito nacionais e dois estrangeiros), enquanto Israel é o terceiro país que mais aposta na ‘prata da casa’ para as balizas, com 11 locais e três forasteiros, com uma taxa de 79%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 18 minutos

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 4 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 4 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 5 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 18 horas

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 18 horas

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 20 horas

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 20 horas

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Desportohá 23 horas

Hóquei em patins: Riba d’Ave HC vence Sanjoanense em jogo em atraso

O Riba de Ave Hóquei Clube (RAHC) venceu, na noite desta quinta-feira, a AS Sanjoanense, em jogo de atraso relativo...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Mercado do Livro regressa à Praça D. Maria II

O autor famalicense Jorge Reis Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, o camilianista famalicense João Paulo...

Arquivo

Mais Vistos