Siga-nos nas redes

País

GNR: Mais de 1.200 acidentes resultaram em 10 mortos e 39 feridos graves neste Natal

Publicado

em

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00:00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Segundo os dados hoje divulgados pela GNR, que refere serem ainda provisórios, as vítimas mortais, que tinham entre os 19 e os 76 anos, resultaram de quatro despistes (três de motociclos e um de um veículo ligeiro), três colisões e três atropelamentos.

Os despistes registaram-se na Estrada Nacional 125 (EN125), em Albufeira (distrito de Faro), em Fonte Coberta, concelho de Barcelos (Braga), na Estrada Nacional 119 (EN119) em Biscainho, concelho de Coruche (Santarém) e na Autoestrada 23 (A23), em Benquerenças (Castelo Branco).

As colisões aconteceram na Estrada da Ponte Barão, em Boliqueime, concelho de Loulé (distrito de Faro), no Itinerário Principal 2 (IP2), em Beja, e no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Santa Maria da Feira (Aveiro).

Os três atropelamentos registaram-se em Pedroso, Vila Nova de Gaia (Porto), na A19, em Leiria e na localidade de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

Durante a operação Natal e Ano Novo 2024/2025, a GNR também já fiscalizou 56.911 condutores, dos quais 609 conduziam com excesso de álcool e, destes, 308 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas/litro. Foram ainda detidas 95 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 8.317 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 2.521 por excesso de velocidade, 301 por excesso de álcool e 248 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC).

Outras 180 deveram-se a uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 901 a falta de inspeção periódica obrigatória e 276 a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante a operação, que termina no dia 02 de janeiro, a GNR irá continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e uso indevido do telemóvel.

No comunicado, diz ainda que está igualmente atenta à utilização correta do cinto de segurança, à falta de inspeção periódica obrigatória, à falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e à incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

4.ª Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão sai para as ruas em junho

Sai para as ruas a 21 de junho a IV Marcha LGBTQIAP+ de Vila Nova Famalicão, que volta a reunir...

Economiahá 2 horas

Brisa vai aumentar valor de 52 taxas da classe 1 a partir de janeiro

As portagens nas autoestradas concessionadas à Brisa aumentam 2,21% a partir de janeiro, uma atualização que incide sobre 52 das...

Paíshá 2 horas

Mulher de 84 anos ferida e desalojada após incêndio que consumiu a sua habitação em Arcos de Valdevez

Uma mulher de 84 anos sofreu hoje queimaduras de primeiro grau nas costas num incêndio na sua habitação, na União...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 53 anos ferido após despiste em Requião

Um homem de 53 anos ficou ferido, na manhã desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira na...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá é o 4.º melhor jovem médio do mundo com características de infiltrador

O CIES Football Observatory, plataforma dedicada a recolha e análise de dados sobre jogadores de futebol, elaborou uma lista onde...

Paíshá 4 horas

Linha SNS 24 recebeu este ano quase o dobro das chamadas de 2023

A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro comparativamente ao mesmo período...

Regiãohá 4 horas

Avó e neto feridos e desalojados após incêndio que consumiu habitação em Santo Tirso

Um incêndio numa habitação em Rebordões, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, causou dois feridos ligeiros, adiantou esta quinta-feira...

Economiahá 4 horas

Combustíveis: Preço do gasóleo vai descer neste final de ano

Aproxima-se a última semana de 2024 e assim chegam também novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Desportohá 5 horas

Campanha “Dádiva de Sangue” do FC Famalicão distinguida pela Liga Portugal

O FC Famalicão foi distinguido pela Liga Portugal com o prémio de Responsabilidade Social na sequência da sua campanha “Dádiva...

Paíshá 5 horas

GNR já registou mais de 2 mil acidentes nesta operação de Natal e Ano Novo

A GNR registou desde as 00:00 do dia 18 de dezembro 2.160 acidentes, dos quais resultaram 11 mortos, 57 feridos...

Arquivo

Mais Vistos