Siga-nos nas redes

País

Encerramento de três de confeções deixa cerca de 460 pessoas desempregadas no distrito do Porto

Publicado

em

O recente encerramento de três empresas de confeções em Lousada, no distrito do Porto, pode ter provocado o desemprego de cerca de 460 pessoas, a maioria mulheres, disse hoje à Lusa fonte da autarquia local.

“É uma situação muito difícil, mas estamos a fazer tudo para ajudar as pessoas no que nos for possível”, disse a vereadora Maria do Céu Rocha, sinalizando que a Câmara de Lousada está a articular medidas com o Governo e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A empresa Leuman, situada em Macieira, já pediu a insolvência, o que deixa cerca de 90 pessoas no desemprego, precisou a autarca responsável pelo pelouro da Formação e Emprego naquele município.

As empresas SN1 e SN2, situadas em Casais, que tinham estado em ‘lay-off’, também encerraram, deixando no desemprego 350 operárias, segundo a vereadora.

Os últimos dias, contou, têm sido passados a trabalhar na agilização da inscrição no IEFP das pessoas afetadas para que, rapidamente, possam começar a receber o subsídio de desemprego. Para tal, foi reforçado com mais pessoas um gabinete específico nos Paços do Concelho, que atendeu 220 operárias, anotou.

Além disso, o gabinete de ação social da autarquia já está a trabalhar para garantir apoios aos agregados familiares mais necessitados afetados pelo desemprego.

“Estamos a trabalhar para minorar a situação de dificuldade dos casos mais complicados”, asseverou à Lusa.

Maria do Céu Rocha admitiu que o setor de confeções, que predomina no concelho, atravessa dificuldades desde o ano passado, indicando saber de outras empresas que estão numa situação difícil.

Face à situação, destacou, está previsto para janeiro o início do processo de reconversão profissional das trabalhadoras afetadas pelo encerramento destas empresas, ministrado formação que capacite a mão de obra para setores alternativos, eventualmente a metalomecânica ou outros.

Sobre a situação no concelho, em comunicado, a concelhia do PSD, que é oposição na câmara, informou que contactou o Governo e a Assembleia da República comunicando a sua preocupação.

“Dos diversos contactos efetuados, o presidente da comissão política de Lousada, Leonel Vieira, recebeu a garantia de que o Governo está atento à situação”, lê-se.

Segundo o PSD, foi acionado o IEFP, que requereu a colaboração dos gabinetes de inserção profissional “para que os trabalhadores que ficaram sem o seu posto de trabalho possam ser inscritos rapidamente, para que, ainda este mês, venham a receber o subsídio de desemprego”.

“Recebemos também a garantia de que os trabalhadores vão receber tudo a que têm direito”, refere-se no comunicado, frisando que a concelhia social-democrata “continuará a acompanhar este assunto”.

O PSD de Lousada defende, por outro lado, que a câmara liderada pelo PS há mais de 35 anos “necessita criar outro tipo de respostas com mecanismos de apoio, com medidas concretas, preventivas e pró-ativas, no sentido de identificar atempadamente situações de crise desta natureza e apoiar os trabalhadores e empresários”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Raspadinha de apenas 5 euros valeu prémio de 500 euros em Ribeirão

Apenas cinco euros foram necessários para tornar mais feliz o dia de um apostador, que obteve um prémio de 500...

Famalicãohá 7 horas

Atualização: Jovem sequestrada foi encontrada tapada por um cobertor e com as mãos amarradas dentro da mala do veículo

A GNR deteve na terça-feira, em Vila Nova de Famalicão, um homem de 21 anos suspeito de sequestrar uma rapariga...

Paíshá 8 horas

Governo concede tolerância de ponto nos dias 24 e 31 aos empregados da função pública

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Frio vai manter-se esta quinta-feira. “Mínimas” descem até aos 4 graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e temperaturas mais baixas em relação à semana anterior, de acordo com...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Jovem de 22 anos detido por condução com taxa de álcool de 2,02 g/l

A Polícia de Segurança Pública, através do Comando Distrital da PSP de Braga, procedeu à detenção de um homem de...

Regiãohá 11 horas

GNR identificou suspeito de atropelamento e fuga sem auxílio à vítima em Santo Triso

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAVE), constituiu como arguido um...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão realiza Assembleia Geral para votação do relatório de contas e alteração dos estatutos

O FC Famalicão convoca uma Assembleia Geral para o dia 27 de dezembro (sexta-feira), uma sessão que será dedicada à...

Famalicãohá 11 horas

Bacalhau é rei na feira semanal de Famalicão

Muitos famalicenses já compraram o bacalhau para o Natal e a feira foi o local escolhido. Nesta época, a qualidade...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido no centro da cidade

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento, envolvendo um veículo ligeiro na Rua Adolfo...

Famalicãohá 12 horas

Fradelos: Conheça o Presépio de Cerejeira com Manequins de Tamanho Real

Na localidade de Cerejeira, na freguesia de Fradelos, uma tradição especial ganha vida todos os anos desde 2014. Trata-se de...

Arquivo

Mais Vistos