Siga-nos nas redes

País

Greve dos maquinistas levou à supressão de 247 comboios até às 10:00 desta manhã

Publicado

em

A greve dos maquinistas da CP – Comboios de Portugal levou esta sexta-feira à supressão de 274 comboios dos 412 programados (66,5%) entre as 00:00 e as 10:00, segundo dados enviados pela empresa à agência Lusa.

Segundo a transportadora, nos urbanos de Lisboa estavam programados 190 e foram suprimidos 129. Já nos comboios urbanos do Porto foram suprimidos 49 dos 85 programados.

Quanto aos comboios de longo curso, estavam programados 25, foram suprimidos 19 e realizaram-se seis.

Nos comboios regionais, foram suprimidos 70 dos 101 programados.

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou uma greve geral, face à ausência de clarificação do Governo sobre relação entre sinistralidade ferroviária e taxa de álcool destes trabalhadores e para exigir condições de segurança adequadas.

Em causa estão as declarações do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, após o Conselho de Ministros de 14 de novembro, quando afirmou que “não é muito conhecido, mas Portugal tem o segundo pior desempenho ao nível do número por quilómetro de ferrovia de acidentes que ocorrem” e tem “um desempenho cerca de sete vezes pior do que a primeira metade dos países europeus”.

O Governo aprovou uma proposta de lei que reforça “as medidas de contraordenação para os maquinistas deste transporte ferroviário, criando uma proibição de condução sob o efeito de álcool”, referiu ainda o ministro.

“Estando Portugal numa das piores situações em termos de nível de acidentes, tem do quadro contraordenacional mais leve e mais baixo da Europa”, referiu então o governante.

No dia em que emitiu o comunicado sobre a greve, o SMAQ adiantou que não obteve qualquer resposta à exigência feita ao ministro para que clarificasse e retificasse publicamente as declarações.

Na quinta-feira, em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) anunciou que vai avançar com várias medidas para reforçar a segurança ferroviária, que disse darem resposta às reivindicações dos maquinistas.

Na nota, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, lamenta a decisão do SMAQ em manter a greve geral de maquinistas para esta sexta-feira, “que terá um impacto negativo na circulação de comboios e consequentemente na vida de milhares de cidadãos que utilizam o transporte público”.

De acordo com a tutela, as medidas passam pelo “reforço da utilização do sistema ATP (Automatic Train Protection) nos veículos que circulam na Rede Ferroviária Nacional”, pela “diminuição do recurso à utilização das Limitações de Velocidade Temporárias, privilegiando um maior recurso aos períodos azuis previsto no Diretório de Rede” e pela “melhoria contínua dos Sistemas de Gestão de Segurança do Gestor da Infraestrutura e dos operadores ferroviários”.

O Ministério vai ainda avançar com a “definição de indicadores de desempenho para monitorizar o progresso e eficácia das medidas” e com o “reforço das condições de segurança respeitantes à sinalização e proteção de Limitações de Velocidade Temporárias, através da revisão e clarificação dos regulamentos de segurança em vigor”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Raspadinha de apenas 5 euros valeu prémio de 500 euros em Ribeirão

Apenas cinco euros foram necessários para tornar mais feliz o dia de um apostador, que obteve um prémio de 500...

Famalicãohá 10 horas

Atualização: Jovem sequestrada foi encontrada tapada por um cobertor e com as mãos amarradas dentro da mala do veículo

A GNR deteve na terça-feira, em Vila Nova de Famalicão, um homem de 21 anos suspeito de sequestrar uma rapariga...

Paíshá 11 horas

Governo concede tolerância de ponto nos dias 24 e 31 aos empregados da função pública

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Frio vai manter-se esta quinta-feira. “Mínimas” descem até aos 4 graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e temperaturas mais baixas em relação à semana anterior, de acordo com...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Jovem de 22 anos detido por condução com taxa de álcool de 2,02 g/l

A Polícia de Segurança Pública, através do Comando Distrital da PSP de Braga, procedeu à detenção de um homem de...

Regiãohá 13 horas

GNR identificou suspeito de atropelamento e fuga sem auxílio à vítima em Santo Triso

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAVE), constituiu como arguido um...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão realiza Assembleia Geral para votação do relatório de contas e alteração dos estatutos

O FC Famalicão convoca uma Assembleia Geral para o dia 27 de dezembro (sexta-feira), uma sessão que será dedicada à...

Famalicãohá 14 horas

Bacalhau é rei na feira semanal de Famalicão

Muitos famalicenses já compraram o bacalhau para o Natal e a feira foi o local escolhido. Nesta época, a qualidade...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido no centro da cidade

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento, envolvendo um veículo ligeiro na Rua Adolfo...

Famalicãohá 15 horas

Fradelos: Conheça o Presépio de Cerejeira com Manequins de Tamanho Real

Na localidade de Cerejeira, na freguesia de Fradelos, uma tradição especial ganha vida todos os anos desde 2014. Trata-se de...

Arquivo

Mais Vistos