Siga-nos nas redes

Famalicão

Arcos de Valdevez tenta encontrar solução para o despedimento de 350 trabalhadores da Coindu junto do Governo

Publicado

em

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse, esta quarta-feira, estar em contacto com o Ministério da Economia e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para encontrar soluções para os 350 trabalhadores despedidos pelo grupo Coindu.

Contactado pela agência Lusa, João Manuel Esteves afirmou que a sua “principal preocupação”, após a “surpresa” do anúncio, na segunda-feira, do encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, é a de “encontrar soluções” para os 350 trabalhadores que vão ficar sem emprego a partir de 31 de dezembro.

Na segunda-feira, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) revelou à agência Lusa o encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez e o despedimento dos 350 trabalhadores.

Segundo o SIMA, a decisão acontece cerca de um mês após a compra da empresa pelo grupo italiano Mastrotto.

“Este processo foi levado a cabo sem qualquer informação e consulta aos trabalhadores, numa completa ilegalidade sem que qualquer ação das autoridades competentes”, destaca o SIMA.

Na altura, a Lusa contactou a administração da Coindu, mas ainda não obteve resposta.

O autarca social-democrata iniciou, na terça-feira, contactos com o Ministério da Economia e com o IEPF e, hoje, manterá nova ronda de conversações com as duas entidades governamentais.

“O principal objetivo é encontrar, agilizar vários apoios e incentivos à procura de emprego, à contratação, à formação e à criação do próprio emprego”, afirmou.

João Manuel Esteves referiu estar em curso a definição de “um plano para cada um dos trabalhadores, dando-lhes conta de um conjunto de direitos e de deveres”.

“O objetivo é dar-lhes conta de um conjunto de oportunidades, quer ao nível de emprego como de formação, de incentivos e dos vários apoios a que podem recorrer”, especificou.

O presidente da câmara revelou ainda que a autarquia “está a desenvolver e a acompanhar outros contactos que têm sido feitos no sentido de encontrar investidores” interessados na fábrica.

“A nossa principal preocupação, neste momento, é encontrar soluções para os trabalhadores. Este despedimento tem um impacto grande no concelho, apesar de só um terço dos 350 trabalhadores da Coindu residir em Arcos de Valdevez. Nós preocupamo-nos com todos. Os 350 trabalhadores merecem a nossa atenção, são bons trabalhadores. Por isso, também estamos a apelar a outros empresários que, eventualmente, estejam à procura de mão de obra, que deem uma oportunidade às pessoas, porque são trabalhadores qualificados”, referiu.

Contactado pela Lusa, o presidente do SIMA adiantou estar marcado para sexta-feira um plenário de trabalhadores.

Em 15 de outubro último, o Gruppo Mastrotto, fundado em 1958 na Itália, anunciou, em comunicado, a aquisição de “uma participação maioritária na Coindu – Componentes Para A Indústria Automóvel, SA., por meio de uma contribuição de capital para apoiar o relançamento do negócio”.

“Esta transação faz com que a Coindu se torne parte de um grupo líder da indústria de couro, consolidando a sua estabilidade financeira e operacional. Para o Gruppo Mastrotto, esta operação visa avançar a integração vertical, aumentando a capacidade da empresa de oferecer soluções de ponta a ponta para os interiores dos automóveis e fortalecendo sua posição competitiva no mercado global”, lê-se da nota.

O Gruppo Mastrotto acrescenta estar, tal como a Coindu, “comprometido em expandir sua presença em segmentos de mercado de luxo”.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, empregando no total cerca de 2.000 trabalhadores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 minutos

PSP alerta para burlas envolvendo ofertas de emprego na internet

A Polícia de Segurança Pública alerta para uma burla envolvendo falsas ofertas de trabalho apresentadas através de anúncios online e...

Paíshá 1 hora

Recluso da prisão de Paços de Ferreira intercetado após saltar muro

Um recluso do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi intercetado na quarta-feira, por um vigilante, após ter saltado um...

Desportohá 1 hora

Adeptos já podem votar no “Golo do Mês” do FC Famalicão

Entre os golos apontados pela equipa principal do FC Famalicão, no decorrer deste mês de novembro, foram destacadas três jogadas...

Economiahá 2 horas

Crescimento económico da região Norte condicionado por desigualdades no território

A região Norte tem no Crescimento Económico os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU “mais distantes das metas” para...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novo parque de lazer de Riba de Ave vai ter 11 mil metros quadrados e custos de 145 mil euros

A Câmara Municipal de Famalicão informa, esta quinta-feira, sobre a compra de um terreno para a construção de um novo...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta madrugada

Famalicão espera, esta sexta-feira, o regresso da chuva intensa que chega acompanhada de ventos moderados e uma ligeira descida nos...

Famalicãohá 4 horas

Arcos de Valdevez tenta encontrar solução para o despedimento de 350 trabalhadores da Coindu junto do Governo

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse, esta quarta-feira, estar em contacto com o Ministério da Economia e...

Guimarãeshá 5 horas

Homem de 26 anos detido por violência doméstica em Guimarães -GNR

A GNR procedeu à detenção de de um homem de 26 anos, por violência doméstica, no concelho de Guimarães. De...

Barceloshá 6 horas

Criminosos furtam ourivesaria e quiosque durante o mesmo assalto em Barcelos

Criminosos assaltaram, na madrugada desta quinta-feira, uma ourivesaria e um quiosque, na freguesia de Tamel Santa Leocádia, em Barcelos. De...

Desportohá 6 horas

Famalicão: S. Silvestre de Ribeirão realiza-se a 30 de dezembro

O dia 30 de dezembro (segunda-feira) será momento da realização da segunda edição da corrida S. Silvestre de Ribeirão, que...

Arquivo

Mais Vistos