Siga-nos nas redes

Economia

Alimentação infantil passa a ter IVA reduzido

Publicado

em

O PSD e o CDS-PP alteraram o sentido de voto e fizeram aprovar, esta quarta-feira, uma proposta da Iniciativa Liberal (IL), que visa baixar o IVA sobre alimentação infantil para a taxa reduzida, isto é, para 6%.

A proposta, que foi avocada hoje, foi aprovada por “unanimidade”, numa votação que terminou com aplausos da bancada dos liberais.

Na votação de hoje, os partidos que suportam o Governo (PSD e CDS-PP) mudaram o seu sentido de voto de contra para a favor, enquanto o PS mudou de abstenção para voto favorável.

O anúncio da mudança de sentido de voto da Aliança Democrática (AD) tinha sido feito por Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, durante o debate das normas avocadas, no terceiro dia de discussão em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

A proposta da IL visa reduzir para a taxa mínima o imposto sobre os “produtos alimentícios destinados a lactentes e crianças de pouca idade, incluindo as fórmulas de transição, os alimentos para fins medicinais específicos e os substitutos integrais da dieta para controlo do peso”.

Esta era uma proposta que os liberais tinham vindo a apresentar sistematicamente, desde 2020, sem sucesso.

Ao longo do debate, o INEM foi um dos temas “quentes”, com os partidos a elogiarem a aprovação da proposta dos parceiros de Governo para a consignação de receita do instituto.

Do lado do PSD, Miguel Guimarães enalteceu o “consenso” alcançado no parlamento e, em resposta à deputada Marisa Matias, do BE, indicou que a refundação do INEM vai ser apresentada pela ministra da Saúde “em momento oportuno”.

Já Sandra Ribeiro, do Chega, alegou que o INEM “parou no tempo”, enquanto João Almeida, do CDS-PP, apontou que a falta de recursos humanos no instituto agravou-se nos últimos anos e que “os meios materiais foram-se degradando”, insistindo que é “essencial” que o INEM “possa voltar a ser um serviço de ponta”.

Por sua vez, Paula Santos, do PCP, considerou “fundamental” valorizar as carreiras dos técnicos de emergência pré-hospitalar. Também Paulo Muacho, do Livre, pediu “melhores condições” para estes profissionais, instando os partidos a aprovarem a proposta do Livre nesse sentido.

A proposta relativa à majoração em 20% das despesas das empresas com seguros de saúde dos trabalhadores e a relativa à isenção de IRS nos prémios de produtividade, desempenho, participações nos lucros e gratificações de balanço, acabaram por ser aprovadas na terça-feira, após mudança do sentido de voto por parte do Chega, e foram outras das normas avocadas e confirmadas hoje.

Durante o debate, do lado do PS, Fernando José, defendeu que votar a favor da majoração das despesas com seguros de saúde no IRC seria “estar a favor dos privados” e criticou o Governo por abandonar “receita de IRS e IRC que poderia ser usada no SNS”.

Já Paulo Núncio, do CDS – PP, acusou os partidos de esquerda de “diabolizar os seguros de saúde e os hospitais privados”, considerando que esta é uma “forma de aumentar a liberdade de escolha” dos portugueses no que toca aos cuidados de saúde. “Deixem-se de preconceitos ideológicos”, instou.

De recordar que estas duas medidas estavam previstas no acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico assinado entre Governo, confederações patronais e UGT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 14 horas

Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências

O Famalicão entra em campo este domingo, às 15h30, no Estádio Municipal, para defrontar o AFS SAD, num jogo que...

Famalicãohá 16 horas

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 19 horas

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 20 horas

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 21 horas

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Famalicãohá 21 horas

Portugal entra no horário de verão na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os seus relógios na próxima madrugada para...

Paíshá 1 dia

Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23%...

Paíshá 1 dia

Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi agredida e ameaçada com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 1 dia

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Arquivo

Mais Vistos