Siga-nos nas redes

Economia

Alimentação infantil passa a ter IVA reduzido

Publicado

em

O PSD e o CDS-PP alteraram o sentido de voto e fizeram aprovar, esta quarta-feira, uma proposta da Iniciativa Liberal (IL), que visa baixar o IVA sobre alimentação infantil para a taxa reduzida, isto é, para 6%.

A proposta, que foi avocada hoje, foi aprovada por “unanimidade”, numa votação que terminou com aplausos da bancada dos liberais.

Na votação de hoje, os partidos que suportam o Governo (PSD e CDS-PP) mudaram o seu sentido de voto de contra para a favor, enquanto o PS mudou de abstenção para voto favorável.

O anúncio da mudança de sentido de voto da Aliança Democrática (AD) tinha sido feito por Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, durante o debate das normas avocadas, no terceiro dia de discussão em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

A proposta da IL visa reduzir para a taxa mínima o imposto sobre os “produtos alimentícios destinados a lactentes e crianças de pouca idade, incluindo as fórmulas de transição, os alimentos para fins medicinais específicos e os substitutos integrais da dieta para controlo do peso”.

Esta era uma proposta que os liberais tinham vindo a apresentar sistematicamente, desde 2020, sem sucesso.

Ao longo do debate, o INEM foi um dos temas “quentes”, com os partidos a elogiarem a aprovação da proposta dos parceiros de Governo para a consignação de receita do instituto.

Do lado do PSD, Miguel Guimarães enalteceu o “consenso” alcançado no parlamento e, em resposta à deputada Marisa Matias, do BE, indicou que a refundação do INEM vai ser apresentada pela ministra da Saúde “em momento oportuno”.

Já Sandra Ribeiro, do Chega, alegou que o INEM “parou no tempo”, enquanto João Almeida, do CDS-PP, apontou que a falta de recursos humanos no instituto agravou-se nos últimos anos e que “os meios materiais foram-se degradando”, insistindo que é “essencial” que o INEM “possa voltar a ser um serviço de ponta”.

Por sua vez, Paula Santos, do PCP, considerou “fundamental” valorizar as carreiras dos técnicos de emergência pré-hospitalar. Também Paulo Muacho, do Livre, pediu “melhores condições” para estes profissionais, instando os partidos a aprovarem a proposta do Livre nesse sentido.

A proposta relativa à majoração em 20% das despesas das empresas com seguros de saúde dos trabalhadores e a relativa à isenção de IRS nos prémios de produtividade, desempenho, participações nos lucros e gratificações de balanço, acabaram por ser aprovadas na terça-feira, após mudança do sentido de voto por parte do Chega, e foram outras das normas avocadas e confirmadas hoje.

Durante o debate, do lado do PS, Fernando José, defendeu que votar a favor da majoração das despesas com seguros de saúde no IRC seria “estar a favor dos privados” e criticou o Governo por abandonar “receita de IRS e IRC que poderia ser usada no SNS”.

Já Paulo Núncio, do CDS – PP, acusou os partidos de esquerda de “diabolizar os seguros de saúde e os hospitais privados”, considerando que esta é uma “forma de aumentar a liberdade de escolha” dos portugueses no que toca aos cuidados de saúde. “Deixem-se de preconceitos ideológicos”, instou.

De recordar que estas duas medidas estavam previstas no acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico assinado entre Governo, confederações patronais e UGT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 minutos

Arcos de Valdevez tenta encontrar solução para o despedimento de 350 trabalhadores da Coindu junto do Governo

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse, esta quarta-feira, estar em contacto com o Ministério da Economia e...

Guimarãeshá 1 hora

Homem de 26 anos detido por violência doméstica em Guimarães -GNR

A GNR procedeu à detenção de de um homem de 26 anos, por violência doméstica, no concelho de Guimarães. De...

Barceloshá 2 horas

Criminosos furtam ourivesaria e quiosque durante o mesmo assalto em Barcelos

Criminosos assaltaram, na madrugada desta quinta-feira, uma ourivesaria e um quiosque, na freguesia de Tamel Santa Leocádia, em Barcelos. De...

Desportohá 2 horas

Famalicão: S. Silvestre de Ribeirão realiza-se a 30 de dezembro

O dia 30 de dezembro (segunda-feira) será momento da realização da segunda edição da corrida S. Silvestre de Ribeirão, que...

Famalicãohá 3 horas

Centro Qualifica de Famalicão entrega 211 diplomas a adultos que concluíram processo RVCC

Esta quarta-feira, 27 de novembro, 211 adultos de Vila Nova de Famalicão foram homenageados na Casa das Artes pela conclusão...

Famalicãohá 3 horas

Chega pede audição urgente sobre despedimento de 350 trabalhadores da Coindu

O grupo parlamentar do Chega requereu uma audição, com caráter de urgência, sobre o encerramento, no final do mês de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Município alerta para corte de água na freguesia de Requião esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão alerta para uma situação de corte no abastecimento de água que se deverá registar na...

Regiãohá 4 horas

Dois detidos quando se preparavam para vender peças de carro roubadas na Trofa

A GNR procedeu à detenção de dois homens de 23 e 26 anos, por furto de peças de automóvel, no...

Economiahá 4 horas

Alimentação infantil passa a ter IVA reduzido

O PSD e o CDS-PP alteraram o sentido de voto e fizeram aprovar, esta quarta-feira, uma proposta da Iniciativa Liberal...

Sociedadehá 17 horas

Homem de 64 anos obrigado a viver no carro na Maia gera onda de consternação e solidariedade

O caso de homem de 64 anos que se encontra a viver dentro do seu carro, na Maia, está a...

Arquivo

Mais Vistos