Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025, anunciou hoje a autarquia, que conta assim com o maior montante orçamental até à data.

Neste sentido, irá ser realizada uma reunião extraordinária do executivo, na próxima segunda-feira, para análise da proposta, focando-se nos principais pontos do documento, que serão aqui apresentados à comunicação social.

Nas palavras de Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, tal orçamento reflete a “consolidação do trabalho ambicioso” desenvolvido pela autarquia, visando responder aos anseios e aspirações dos famalicenses.

Tais números são justificados com a previsão de um investimento recorde de mais de 77 milhões de euros, representando um aumento de 98% face a 2024.

“É o caso do avanço da construção do Centro de Atletismo, das novas Piscinas Municipais de Famalicão, de um conjunto de intervenções no parque escolar concelhio, com destaque para a intervenção na Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane. Ao nível da saúde, a autarquia tem também em curso e por arrancar um conjunto de intervenções estruturais para a melhoria dos cuidados de saúde primários no concelho: em São Miguel-o-Anjo, Joane, na USF Urbana, USF do Vale do Este e UCSP Ruivães e Landim. De referir ainda a concretização do Parque de Sinçães Norte, o arranque da construção do Parque dos Queimados, o conjunto de obras de beneficiação da rede viária, com intervenções nas Estradas Municipais 572, 562, 571 e 571-1, na Avenida Marechal Humberto Delgado, da construção de uma nova rotunda na Via Intermunicipal de ligação a Mogege, entre outras. Nota ainda para o arranque da empreitada que vai permitir a conclusão da rede de abastecimento de água, para o alargamento da rede de saneamento e para a construção do novo parque de estacionamento junto à USF Urbana”, destaca o município.

Estes projetos são “sustentados em contas municipais sólidas, responsáveis e equilibradas, mas ao mesmo tempo na grande capacidade que a autarquia tem demonstrado de captação e execução de fundos comunitários”, destaca Mário Passos na introdução do documento.

“O nosso foco está, desde o primeiro dia, na promoção do bem-estar de todos os famalicenses e na construção de um concelho cada vez mais dinâmico, inovador, coeso, sustentável e atrativo e 2025 não será exceção”, aponta ainda o edil.

Este orçamento indica um saldo corrente de mais de 2,8 milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município, contemplando ainda um reforço dos apoios diretos concedidos às freguesias: 8,4 milhões de euros, face aos 6,7 milhões de 2024.

De notar ainda a diminuição do peso das despesas correntes no orçamento global da autarquia. Em 2024 representavam 69% do orçamento, valor que em 2025 desce para os 58%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Barceloshá 35 minutos

Homem de 37 anos residente em Barcelos faleceu após acidente com comboio em Espanha

Um homem de 37 anos, natural de Esposende, é a vítima mortal de um atropelamento ferroviário, envolvendo um comboio de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Colisão em Cruz faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo dois veículos ligeiros na rua...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera “máximas” de 21.º graus e céus limpos esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 3 horas

Núcleo famalicense do PS abordou futuro da Saúde no concelho na iniciativa “Pensar 2025”

O Partido Socialista de Famalicão promoveu, na última segunda-feira, mais uma sessão da iniciativa “Pensar 2025”, desta vez dedicada à...

Sociedadehá 3 horas

Grupo que furtou mais de 23 mil euros em produtos de cosmética nos distritos de Braga e Porto foi detido pela GNR

Um homem e duas mulheres foram constituídos arguidos por furtos de artigos de cosmética, no Norte e Centro do país,...

Desportohá 4 horas

Sub-23 do FC Famalicão venceram SC Braga com golo de Diogo Costa

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na manhã desta quarta-feira, mais uma partida referente à Liga Revelação. Nesta que...

Economiahá 5 horas

Compra de bicicletas passa a ser deduzível no IVA

A dedução do IVA no caso de compra de velocípedes, com ou sem motor, foi aprovada, esta terça-feira, após uma...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025,...

Infotainmenthá 7 horas

Até 2 de Dezembro está de volta à Auchan a campanha “A ir e voltar”

De 26 de novembro a 2 de dezembro de 2024 a campanha “A ir e a voltar” está de volta...

Guimarãeshá 7 horas

Condutor ferido após despiste em Guimarães

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de um despiste rodoviário na freguesia de Longos, em Guimarães....

Arquivo

Mais Vistos