Economia
Descida na idade da reforma pode acontecer já em 2023
A descida da idade da reforma poderá ser alterada já no ano de 2023. De acordo com o jornal Público, o aumento da mortalidade com a Covid-19 vai fazer baixar a esperança média de vida, afirmaram vários especialistas.
“Se viermos a assistir a uma redução substancial da esperança média de vida aos 65 anos, com o aumento de óbitos nos meses de outono em 2020 e o que se prevê este ano, haverá efetivamente uma redução da idade da reforma”, sublinha Vítor Junqueira, diretor do Centro Nacional de Pensões.
“Se, por hipótese, a EMV aos 65 anos relativa a 2021 vier a cair para os 19,46 anos (próxima da EMV aos 65 anos verificada em 2017), isso implicará que a idade da reforma em 2023 estará nos 66 anos e cinco meses”, explica.
Em 2014, a idade da reforma subiu de 65 para 66 anos e de 2016 em diante passou a estar indexada à evolução da esperança média de vida aos 65 anos, de acordo com os registos no triénio anterior.
Se atendermos a estes factos, “o impacto na despesa será muito residual”, reforça o diretor do Centro Nacional de Pensões, recordando que quanto mais tempo durar a pandemia, mais prolongado e evidente será o efeito da redução da idade da reforma.
-
Famalicãohá 1 semana
CeNTI inaugura novas instalações e projeta segundo edifício junto ao Parque da Devesa
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Desagregação de quatro uniões de freguesias já foi aprovada
-
Famalicãohá 4 dias
Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave
-
Famalicãohá 6 horas
Conheça a mensagem de Natal de Mário Passos para a Fama Rádio e Televisão