Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Ministra da Saúde alerta para sinais de risco apesar da descida das infeções

Publicado

em

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira.

Em declarações prestadas na conferência de imprensa realizada após a reunião no Infarmed que juntou especialistas de saúde pública e políticos, Marta Temido lembrou as intervenções dos diversos peritos para destacar que o risco de transmissão “está novamente a subir”, a prevalência atual superior a 60% da variante do novo coronavírus identificada no Reino Unido e o decréscimo da adesão da população portuguesa às medidas de confinamento.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Sem deixar de reconhecer que se mantém “a tendência decrescente da pandemia”, com a queda dos números de casos, internamentos e óbitos, a governante vincou que o índice de risco de transmissibilidade, conhecido como Rt, “atingiu o valor mínimo de 0,61 em 10 de fevereiro” e entrou numa trajetória de aumento: “É um sinal ao qual temos de estar atentos”.

“A variante do Reino Unido, que, de acordo com estimativas realizadas no passado, constituía uma preocupação com tendência crescente, representará hoje 65% daquilo que são os casos de SARS-CoV-2 positivos no país. Atingimos uma representatividade acima de 60% não no momento de meados de fevereiro, como chegámos a estimar, mas agora, de acordo com os últimos números disponíveis”, acrescentou Marta Temido.

Finalmente, a ministra da Saúde assinalou que, apesar de não se terem verificado alterações nas regras, o nível de confinamento da população “tem vindo a reduzir-se” e que os valores mais altos de adesão às medidas foram registados “na última semana de janeiro” e que, desde então, “a situação tem vindo a alterar-se, com uma maior mobilidade da população” a nível nacional.

“Aquilo que se seguirá são os passos habituais de auscultação de partidos e de reflexão sobre os dados que hoje foram partilhados. O Conselho de Ministros da próxima quinta-feira irá apreciar todos os elementos e, oportunamente, comunicará as decisões”, referiu, deixando um aviso: “O que é relevante é que percebamos o contexto que temos e que nos leva a não perder de vista as ameaças que continuamos a enfrentar”.

Questionada sobre o desconfinamento num futuro próximo, Marta Temido apontou para um planeamento assente no reforço da realização de testes e do processo de vacinação e vincou que “nenhuma das apresentações apresentou datas precisas”, mas sim “níveis específicos de atuação face à situação do contexto” nacional.

Em Portugal, morreram 16.565 pessoas dos 810.459 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 12 segundos

Dia do Trabalhador celebrado de Norte a Sul com manifestações e iniciativas

O Dia do Trabalhador é comemorado esta quarta-feira, 01 de maio, em todo o país com as centrais sindicais CGTP...

Regiãohá 22 minutos

Homem de 70 anos ferido após atropelamento na Trofa

Um homem de 70 anos ficou ferido após ter sido atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na...

Desportohá 50 minutos

Famalicão: José Rodrigues da AD Carril 3.º no Trail “Os Caminhos do Galaico”

A Associação Desportiva do Carril marcou presença, no último domingo, no Trail “Os Caminhos do Galaico” que se realizou em...

Bragahá 1 hora

Previsões de queda de neve para o distrito de Braga até quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido...

Guimarãeshá 2 horas

Três feridos após colisão em Lordelo Guimarães

Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Estrada Nacional 105 em Giesteira,...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Bilhar do FAC em destaque no Open da 2ª Divisão

Os atletas da equipa de bilhar do FAC Paulo Oliveira, Camilo Silva, Manuel Costa e Vítor Oliveira. estiveram em competição...

Famalicãohá 5 horas

A IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos já chegou a meio do percurso

Com a expedição a chegar a meio do percurso, aproveitamos uma pausa no deserto para fazer um balanço desta primeira...

Regiãohá 15 horas

Homem de 20 anos detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga em Santo Tirso

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 20 anos no domingo, em Santo Tirso, no distrito do...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 17 horas

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Arquivo

Mais Vistos