Siga-nos nas redes

País

Equipa para o 2.º mandato de Marcelo é composta por 60% de mulheres

Publicado

em

 O Presidente da República vai ter mais de 60% de mulheres nas suas casas Civil e Militar no segundo mandato, que serão a maioria dos licenciados.

Marcelo Rebelo de Sousa quis passar das palavras aos atos e reconhecer a realidade da sociedade portuguesa, em que as mulheres são maioritárias no ensino superior e universitário, dando assim um sinal forte, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Na nova equipa das casas Civil e Militar do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa vai haver mais de 60% de mulheres neste segundo mandato. Na Casa Civil, as consultoras são mesmo mais de 63%, com a entrada de novas caras e novas competências.

Sem contar com o secretariado e com a equipa de imagem, a partir de 09 de março, passará a haver 21 mulheres e 12 homens na Casa Civil – que deixará de ter assessores e terá apenas consultores – e três mulheres e quatro homens na Casa Militar, incluindo os chefes das duas casas.

Na Casa Militar não haverá mudanças na proporção por género. Na Casa Civil, neste final de primeiro mandato a maioria é masculina, com 16 homens e 11 mulheres, situação que se irá inverter.

A lista de 24 mulheres com estudos superiores na nova equipa de Marcelo Rebelo de Sousa, a que a Lusa teve acesso, inclui 12 que já estavam em Belém e 12 que irão entrar no segundo mandato, que começa na terça-feira.

Entre os novos rostos estão Djaimilia Pereira de Oliveira, escritora, doutorada em Letras, Inês Domingos, docente da Universidade Católica, mestre em Economia, ex-deputada do PSD, Isabel Aldir, médica, diretora do Programa Nacional contra o HIV e a Tuberculose, e Maria Amélia Paiva, diplomata, embaixadora em Moçambique.

Patrícia Fonseca, engenheira agrónoma, ex-deputada do CDS-PP, Zita Martins, professora do Instituto Superior Técnico, doutorada em Astrobiologia, Rita Saias, jurista, presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), e Ana Patrícia Pereira, major da GNR, são outros dos novos elementos femininos na equipa do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições presidenciais de 24 de janeiro passado, com 60,67% dos votos expressos, e vai tomar posse para um segundo mandato, perante o parlamento, na terça-feira.

Há três anos, o Presidente da República celebrou o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, com trabalhadoras de uma fábrica do setor têxtil, na Amadora, e considerou que em matéria de igualdade de género as coisas têm melhorado em Portugal, mas não o suficiente.

Defensor das quotas de género, o chefe de Estado considerou que têm ajudado à igualdade, mas precisam de ser acompanhadas por uma mudança social.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 7 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 8 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 9 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 9 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 10 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 12 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos