Siga-nos nas redes

Guimarães

Linha ferroviária entre Santo Tirso e Guimarães suspensa e diversas estradas nacionais cortadas devido ao mau tempo

Publicado

em

Três estradas nacionais e uma autoestrada estão cortadas nas regiões Norte e Centro devido a constrangimentos causados pelo mau tempo, que também condicionou a circulação ferroviária em quatro linhas, indicou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, fazendo um ponto de situação, às 11:00, relativo à circulação rodoviária e ferroviária, a IP informa que está cortada a Estrada Nacional 12 (EN12) na zona do Freixo (Porto), bem como a EN238, em ambos os sentidos, entre a Sertã e Ribeira da Serra, a EN246-1 em Marvão à passagem pela localidade da Portagem, bem como a autoestrada A24, nos dois sentidos, entre os nós de Fortunho e do IP4 Vila Real.

A IP acrescenta que estão condicionadas quatro linhas ferroviárias, pois “ao longo da noite foram registadas várias ocorrências, relacionadas com quedas de árvores e objetos tombados na via, situações que levaram a suspensões pontuais da circulação, originando alguns atrasos”.

Cerca das 11:00 registavam-se ainda condicionamentos na Linha do Minho devido a falha de tensão elétrica entre Caminha e Valença, só sendo possível a circulação com tração a diesel neste troço.

A Linha de Guimarães tem a circulação suspensa entre Santo Tirso e Guimarães.

Na Linha do Douro, acrescenta, “a circulação procede-se com marcha a vista em vários pontos da linha”, enquanto na Linha do Vouga “registam-se penalizações acentuadas”.

“A Infraestruturas de Portugal tem as suas equipas a trabalhar no terreno, em articulação com os diversos agentes de Proteção Civil, dando resposta imediata às várias ocorrências, com o objetivo de mitigar os seus efeitos e visando uma mais rápida reposição das condições de circulação e segurança”, assegura a empresa que aproveita para apelar à adoção de comportamentos adequados de autoproteção”, refere.

A IP recomenda uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais, bem como cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança, são outras recomendações.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18:00 de terça-feira e as 09:00 de hoje 1.329 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

Em declarações à agência Lusa, José Miranda, oficial de operações da ANEPC, adiantou à Lusa que entre as 18:00 de terça-feira e as 09:00 de hoje foram registadas 1.329 ocorrências, mais de 77% foram quedas de árvores e no norte do continente.

“A região Norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento”, adiantou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Arcos de Valdevez de luto após falecimento inesperado de criança de 4 anos

Realizam-se, esta quarta-feira, as cerimónias fúnebres de Santiago de Jesus Pereira, o menino de 4 anos que perdeu a vida,...

Paíshá 13 horas

Atropelamento por comboio fez uma vítima mortal esta tarde em Ermesinde

Uma pessoa perdeu a vida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento ferroviário nas imediações da estação de...

Paíshá 13 horas

Arte Equestre Portuguesa classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das...

Famalicãohá 14 horas

Meteorologia: Famalicão espera mais um dia sem previsão de chuva. Temperaturas sobem

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsões de chuva, embora com indicação de céus nublados ao longo da maior...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Cabana do Pai Natal apela à solidariedade dos famalicenses nesta quadra festiva

Com a chegada de mais um Natal, regressa o apelo à solidariedade dos famalicense, para que possam apoiar as famílias...

Paíshá 16 horas

PS quer aumentar segurança dos motociclistas nas estradas com proposta de alteração do Código da Estrada

O PS apresentou, esta segunda-feira, um projeto de lei para alterar o Código da Estrada com vista a uma maior...

Famalicãohá 16 horas

Coindu garante cumprimento dos direitos dos 350 trabalhadores e rejeita ideia de relocação para a Tunísia

O grupo Coindu garantiu hoje estar a cumprir com os direitos legais dos 350 trabalhadores da fábrica de Arcos de...

Paíshá 17 horas

Portugal: Operadoras instalaram mais de 220 estações 5G em Portugal no último ano

O número de estações 5G aumentou 2% para 10.592 no 3.º trimestre, face ao trimestre anterior, chegando a 72% das...

Paíshá 18 horas

“Fortes perturbações” esperadas na circulação dos comboios devido à greve geral marcada para esta sexta-feira

A CP – Comboios de Portugal antevê “fortes perturbações” na circulação na sequência da greve geral agendada para a próxima...

Desportohá 19 horas

Famalicense Tiago Conde foi o 4.º melhor português no Desafio Europeu de Drift de Madrid

O piloto de automóveis famalicense Tiago Conde participou, neste último fim de semana, no Desafio Europeu de Drift, disputado no...

Arquivo

Mais Vistos