Famalicão
Famalicão: Município quer investir mais 415 mil euros para apoiar Instituições de Solidariedade Social
Famalicão destinou mais de 415 mil euros para dar resposta às necessidades sociais do concelho, uma medida discutida esta quinta-feira, que pretende apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, para a modernização da rede de equipamentos e consequente aumento da resposta social nas áreas da infância, terceira idade e deficiência, que irão resultar na criação de cerca de 600 novas vagas nestas instituições.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, “as respostas sociais que estas IPSS têm no terreno são fundamentais para melhorar a rede de apoio às famílias famalicenses e estes investimentos são muito importantes para a modernização das suas infraestruturas e para o aumento de lugares de creche, de apoio aos seniores e aos cidadãos com necessidade de cuidados especiais”.
O município lembra que, tal notícia chega no seguimento da primeira tranche de investimentos aprovada neste sentido, no valor de 280 mil euros.
As entidades visadas com esta verba serão o Centro Social da Paróquia de Joane (50 mil euros), à ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (30 mil euros), ao Centro Social de Calendário (25 mil euros), à SOCIALELOOS – Associação Social de Fradelos (50 mil euros), ao Recreio do João (50 mil euros), e à Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (45 mil euros) para os projetos em desenvolvimento de construção, ampliação ou requalificação das suas valências sociais.
Foco ainda para o montante de 50 mil euros a atribuir ao Instituto S. José, que será alvo de um intervenção para ampliar as respostas na área sénior, assim como o Centro Social de Bairro que verá o mesmo montante atribuído para que possa realizar obras de ampliação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, com capacidade para 60 jovens e adultos com deficiência, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR.
Também em fase de ampliação das suas valências, desta vez infantis, encontra-se o Centro Social de Calendário que irá também efetuar obras na sua Creche, recebendo para isto 25 mil euros.
“O Centro Social e Cultural de Riba de Ave tem destinada uma verba de 35 mil euros para a reconversão de duas salas de ATL em Creche. Por fim a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão vai receber um apoio de 30 mil euros para obras destinadas a aumentar a capacidade de resposta da Creche (19 novos lugares)”, lembra ainda o município.
Perante isto, a autarquia prevê a abertura futura de cerca de 600 novas vagas que se dividem em 194 em berçário/creche; 97 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas; 144 em Serviços de Apoio Domiciliário; 96 em Centros de Dia e 60 em Centros de Atividades e Capacitação para a inclusão.
PASSOU EM DIRETO
-
Economiahá 1 semana
Famalicão é um dos 10 municípios com maior eficiência financeira de Portugal
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Colisão entre mota e ligeiro faz um ferido em Landim
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: AD Oliveirense realiza a sua Gala de Natal a 14 de dezembro
-
Famalicãohá 2 dias
Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital