Siga-nos nas redes

País

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

Publicado

em

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas zonas atingidas pelos incêndios nos últimos dias, nas regiões norte e centro, já arderam 100.492 hectares.

As zonas mais afetadas localizam-se nas regiões de Aveiro, Tâmega e Sousa, Viseu Dão Lafões e Área Metropolitana do Porto, que totalizam 100.492 hectares de área ardida, 83% da área ardida em todo o território nacional.

De acordo com o sistema Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, a contabilização do total de área ardida desde domingo chega aos 121.342 hectares.

Uma das zonas mais críticas continua a ser na Região de Aveiro, que inclui as zonas entre Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda, onde a área ardida mais aumentou em relação ao dia anterior, contabilizando-se agora 26.784 hectares, mais 4.819 hectares do que na quarta-feira.

A sub-região de Viseu Dão Lafões é a mais afetada pelos incêndios que lavram desde o fim de semana, com 36.358 hectares de área ardida.

Na sub-região do Tâmega e Sousa, que inclui as zonas entre Felgueiras e Marco de Canaveses, o sistema Copernicus contabiliza 21.581 hectares de área ardida desde segunda-feira.

Com 15.769 hectares de área ardida desde domingo, a Área Metropolitana do Porto segue-se entre as zonas mais afetadas, sobretudo devido aos incêndios nas zonas de Arouca, Castro Daire e Gondomar.

Na sub-região do Ave, arderam 9.877 hectares, contabilizando-se ainda 8.636 hectares de área ardida no Alto Tâmega.

A área ardida em Portugal continental este ano totaliza já, segundo o sistema Copernicus, 139.819 hectares consumidos por 168 incêndios significativos (com 30 hectares ou mais de área ardida) contabilizados pelo sistema europeu de observação da Terra.

Nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país morreram sete pessoas, embora oficialmente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apenas contabilize cinco, excluindo da contabilização duas pessoas que morreram de doença súbita no contexto dos fogos.

Cerca de 120 pessoas ficaram feridas, dezenas de casas foram destruídas e as autoridades cortaram estradas e autoestradas.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva e trovoada a partir das 00:00

Famalicão espera, esta sexta-feira, o já anunciado regresso da chuva, num dia que dá indicações da nova estação que agora...

Famalicãohá 6 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão lembram que “atividades normais” foram mantidas para além do combate aos incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão divulgaram, esta quinta-feira, uma “carta aberta aos seus familiares e amigos” onde registam o trabalho...

Desportohá 7 horas

Enea Mihaj diz que ambição é essencial para o FC Famalicão voltar às vitórias

Com a aproximação de mais um desafio, o FC Famalicão já se encontra preparado para a deslocação a casa do...

Paíshá 8 horas

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra...

Desportohá 8 horas

Famalicão: Trail Mosteiro de Arnoso realiza-se a 06 de outubro

A Associação Quebraritmo de Famalicão leva a cabo, no dia 06 de outubro, a realização do evento “Trail Mosteiro de...

Bragahá 9 horas

Volvo SELEKT Minho: Oportunidades em usados certificados em Braga e Guimarães

A Volvo Carclasse, em Braga e Guimarães, prepara-se para receber os seus clientes com uma iniciativa especial: o Volvo SELEKT...

Paíshá 9 horas

Governo decreta sexta-feira como dia de luto nacional pelas vítimas dos incêndios

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada...

Famalicãohá 10 horas

Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave decorre a partir de 28 de setembro

Decorre nos dias 28 de setembro e 19 e 23 de outubro a 6.ª edição do Ciclo de Conferências do...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Vermoim teve casa cheia na apresentação da nova edição do “Vamos ao Teatro”

A Freguesia de Vermoim e o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim apresentou a 11.ª edição da iniciativa...

Regiãohá 11 horas

Local das Quedas de Fervença irreconhecível após fogo que lavrou em Santo Tirso

Depois dos fogos dos últimos dias, a população regista a destruição causada pelas chamas, que consumiram sobretudo área florestal, como...

Arquivo

Mais Vistos