Siga-nos nas redes

País

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

Publicado

em

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas zonas atingidas pelos incêndios nos últimos dias, nas regiões norte e centro, já arderam 100.492 hectares.

As zonas mais afetadas localizam-se nas regiões de Aveiro, Tâmega e Sousa, Viseu Dão Lafões e Área Metropolitana do Porto, que totalizam 100.492 hectares de área ardida, 83% da área ardida em todo o território nacional.

De acordo com o sistema Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, a contabilização do total de área ardida desde domingo chega aos 121.342 hectares.

Uma das zonas mais críticas continua a ser na Região de Aveiro, que inclui as zonas entre Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda, onde a área ardida mais aumentou em relação ao dia anterior, contabilizando-se agora 26.784 hectares, mais 4.819 hectares do que na quarta-feira.

A sub-região de Viseu Dão Lafões é a mais afetada pelos incêndios que lavram desde o fim de semana, com 36.358 hectares de área ardida.

Na sub-região do Tâmega e Sousa, que inclui as zonas entre Felgueiras e Marco de Canaveses, o sistema Copernicus contabiliza 21.581 hectares de área ardida desde segunda-feira.

Com 15.769 hectares de área ardida desde domingo, a Área Metropolitana do Porto segue-se entre as zonas mais afetadas, sobretudo devido aos incêndios nas zonas de Arouca, Castro Daire e Gondomar.

Na sub-região do Ave, arderam 9.877 hectares, contabilizando-se ainda 8.636 hectares de área ardida no Alto Tâmega.

A área ardida em Portugal continental este ano totaliza já, segundo o sistema Copernicus, 139.819 hectares consumidos por 168 incêndios significativos (com 30 hectares ou mais de área ardida) contabilizados pelo sistema europeu de observação da Terra.

Nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país morreram sete pessoas, embora oficialmente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apenas contabilize cinco, excluindo da contabilização duas pessoas que morreram de doença súbita no contexto dos fogos.

Cerca de 120 pessoas ficaram feridas, dezenas de casas foram destruídas e as autoridades cortaram estradas e autoestradas.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 3 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas

Depois de uma semana de sol, a chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta quarta-feira, de acordo com...

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Vídeo: Veículo completamente destruído por incêndio na Póvoa de Varzim na noite deste domingo

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, na noite deste domingo, na rua de Penalves, na Póvoa de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um despiste rodoviário na rua Joaquim Ferreira, em Riba...

Desportohá 5 horas

Famalicão de luto após o falecimento de Joaquim Moniz

O futsal local encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim Moniz, elemento que dedicou parte da sua vida em...

Guimarãeshá 5 horas

Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu um camião e uma...

Desportohá 5 horas

Hugo Oliveira sobre vitória por 4-1 e o factor “casa”: “Os adeptos são extremamente importantes para nós”

Depois de uma uma receção ao AVS, este domingo, que terminou com uma vitória por 4-1 frente ao AVS, o...

Desportohá 21 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Arquivo

Mais Vistos