Siga-nos nas redes

País

Perigo de incêndio só termina esta sexta-feira com a chegada da chuva

Publicado

em

O perigo de incêndio rural vai começar a desagravar a partir de quinta-feira, dia em que são esperados aguaceiros, sendo mais prováveis nas regiões do Norte e Centro apenas na sexta-feira, disse a meteorologista Patrícia Gomes.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse que a partir de hoje está prevista alguma entrada de humidade, as temperaturas vão baixar e estão previstos aguaceiros, que, no entanto, só vão chegar na sexta-feira às regiões do Norte e Centro, as mais afetadas pelos incêndios.

Segundo Patrícia Gomes, as temperaturas máximas vão começar a descer a partir da tarde de hoje, com uma variação de 04 a 06 graus Celsius, dependendo da região.

Também começará a haver uma ligeira alteração da massa de ar que afeta o território do continente.

“Estes dias mais quentes têm sido consequência de uma corrente de leste muito intensa que transporta um ar quente e seco e a partir da tarde de hoje o vento terá uma componente mais de oeste, ou seja acaba também por ter alguma humidade, mas que pode não chegar às regiões do interior, pode ficar apenas na região do Litoral, mas ainda assim com alguma entrada de humidade”, afirmou.

De acordo com Patrícia Gomes, o tempo vai mudar a partir de quinta-feira, com o anticiclone a começar a deixar a sua influência.

“Vamos estar com uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica com um vale depressionário nos níveis médios e altos. Esta situação vai originar aguaceiros um pouco por todo o território, que poderão ser acompanhados de trovoada. Amanhã [quinta-feira] ainda estamos a falar no campo das probabilidades e a ocorrer serão essencialmente na região Sul, no interior do Alentejo e interior do Algarve”, indicou.

No entanto, segundo a meteorologista, na sexta-feira estão previstos aguaceiros que vão ocorrer também nas regiões do Norte e Centro.

Quanto à descida da temperatura, Patrícia Gomes exemplificou com a máxima de 29 graus para hoje em Aveiro, quando na sexta-feira são esperados 23.

“Tudo isto conjugado acaba por fazer com que o risco de incêndio comece a ter um desagravamento gradualmente. O parâmetro mais significativo não são as temperaturas. O mais significativo são a humidade e principalmente a intensidade do vento. As pessoas associam o aumento da temperatura com o risco de incêndio, mas este não é o parâmetro mais significativo para o risco de incêndio”, adiantou.

Sete pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam 47.376 hectares.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 41 minutos

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva e trovoada a partir das 00:00

Famalicão espera, esta sexta-feira, o já anunciado regresso da chuva, num dia que dá indicações da nova estação que agora...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão lembram que “atividades normais” foram mantidas para além do combate aos incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão divulgaram, esta quinta-feira, uma “carta aberta aos seus familiares e amigos” onde registam o trabalho...

Desportohá 4 horas

Enea Mihaj diz que ambição é essencial para o FC Famalicão voltar às vitórias

Com a aproximação de mais um desafio, o FC Famalicão já se encontra preparado para a deslocação a casa do...

Paíshá 5 horas

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Trail Mosteiro de Arnoso realiza-se a 06 de outubro

A Associação Quebraritmo de Famalicão leva a cabo, no dia 06 de outubro, a realização do evento “Trail Mosteiro de...

Bragahá 6 horas

Volvo SELEKT Minho: Oportunidades em usados certificados em Braga e Guimarães

A Volvo Carclasse, em Braga e Guimarães, prepara-se para receber os seus clientes com uma iniciativa especial: o Volvo SELEKT...

Paíshá 6 horas

Governo decreta sexta-feira como dia de luto nacional pelas vítimas dos incêndios

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada...

Famalicãohá 7 horas

Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave decorre a partir de 28 de setembro

Decorre nos dias 28 de setembro e 19 e 23 de outubro a 6.ª edição do Ciclo de Conferências do...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Vermoim teve casa cheia na apresentação da nova edição do “Vamos ao Teatro”

A Freguesia de Vermoim e o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim apresentou a 11.ª edição da iniciativa...

Regiãohá 8 horas

Local das Quedas de Fervença irreconhecível após fogo que lavrou em Santo Tirso

Depois dos fogos dos últimos dias, a população regista a destruição causada pelas chamas, que consumiram sobretudo área florestal, como...

Arquivo

Mais Vistos