Famalicão
Estima-se que existam 1,5 milhões de armas legais em Portugal

A PSP revelou que existem cerca de 1,5 milhões de armas legais, em Portugal. A mesma força de autoridade calcula que mais de 80% das armas legalizadas em Portugal são das classes C e D, nomeadamente carabinas e espingardas que estão nas mãos de caçadores, que só as podem utilizar quando estão a realizar esta atividade.
Segundo a PSP, que tem a competência de controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas de fogo, o número de armas legais em Portugal tem-se mantido estável nos últimos anos.
“Atendendo ao número de armas novas que foram adquiridas e que entraram no mercado por via de importações, transferências do espaço europeu e fabrico nacional, mas tendo em consideração as armas que foram destruídas pela PSP, quer por força de entregas voluntárias ou por decisões judiciais e administrativas de perda das armas a favor do Estado, tem-se verificado um número de armas estável, na casa das 1.500.000”, precisa esta força de segurança.
A PSP estima também que existam no país mais de 210 mil licenças de uso e porte de armas válidas em Portugal, no qual se incluem as licenças de colecionadores, defesa ou tiro desportivo.
Em 2020, a maioria das licenças emitidas pela Polícia de Segurança Pública foram das armas das classes C e D (utilizadas pelos caçadores), num total de 11.617, e de tiro desportivo (1.327).

-
Famalicãohá 1 semana
Arnoso e Sezures dão a vitória à AD. PS assume 2.º lugar
-
Economiahá 1 semana
Pagamentos bancário português passam a apresentar o nome do destinatário
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Mercado das Camélias abre as portas a 01 de junho
-
Regiãohá 5 dias
Santo Tirso: Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento convida para a Festa das Rosas a 31 de maio e 01 de junho