Famalicão
Número de residentes e turistas cresce em Famalicão
No último ano, 926 pessoas escolheram Vila Nova de Famalicão para viver. De acordo com os Indicadores estatísticos de caracterização da Região do Norte partilhados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) no passado mês de julho, o concelho famalicense fechou o ano de 2023 com 135 994 residentes. Em 2022 e 2021, contabilizaram-se 135 068 e 134 084 residentes, respetivamente.
É o caso de Liora e Jefferson que em 2023 decidiram fazer as malas, sair de Miami e deixar os Estados Unidos da América para trás. A decisão não foi difícil: queriam aproveitar a reforma a viajar, exploraram várias cidades americanas, navegaram por solo europeu, mas foi o coração dos portugueses, a essência do país, a localização e a dinâmica de Famalicão e a abertura e gentileza dos famalicenses que levaram mesmo o casal americano a assentar em terras lusas e render-se ao concelho famalicense.
À pergunta – “porquê Famalicão e não outra cidade?” – Liora e Jefferson respondem sem hesitações. “São muitos os sítios em Portugal que não parecem ser portugueses” e o objetivo não era viver numa cidade portuguesa rodeados pela comunidade estrangeira, como se estivessem em Miami, em Los Angeles ou em Nova Iorque. “Nós queremos fazer parte da comunidade, queremos falar em português e respeitar o país”, explicou Liora, acrescentando que a adaptação foi positiva. “As pessoas são muito acolhedoras e não nos fazem sentir que somos estrangeiros. Esta é uma cidade familiar e pacífica. Agora Famalicão é a nossa casa” reforça.
O aumento do número de habitantes no concelho no último ano acompanha o crescimento da população que já se tem verificado nos últimos sete anos. “O território famalicense tem evoluído nesse sentido. Famalicão tem trabalhado para garantir as melhores condições de vida para todos os seus munícipes e, enquanto isso, torna-se também uma opção para quem procura um novo concelho para viver”, notou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “É com entusiasmo e sentido de responsabilidade que acolhemos cada vez mais pessoas de ano para ano”, referiu.
PASSOU EM DIRETO
-
Economiahá 1 semana
Preço das portagens nas autoestradas vai aumentar 2,21% em 2025
-
Desportohá 7 dias
Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta terça-feira
-
Desportohá 2 dias
GD Natação de Famalicão conquistou 15 medalhas de ouro no Campeonato Territorial Norte