Siga-nos nas redes

País

Greve nos comboios vai provocar “perturbações pontuais” na circulação a partir desta sexta-feira

Publicado

em

A CP – Comboios de Portugal alertou para a possibilidade de “perturbações pontuais na circulação”, devido a uma greve marcada por dois sindicatos, entre os dias 09 e 31 de agosto, com especial incidência no dia 15 de agosto.

“Informamos que, por motivo de greve convocada pelos sindicatos Sinfb [Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários] e Stmefe [Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários], entre os dias 09 e 31 de agosto de 2024, preveem-se perturbações pontuais na circulação, podendo ser mais acentuadas no dia 15 de agosto”, lê-se num aviso, no ‘site’ da transportadora.

A CP chegou a acordo, no mês passado, com 11 sindicatos, tendo sido desconvocada uma greve prevista para essa altura, mas as duas estruturas sindicais não concordam com o que foi apresentado.

Em declarações à Lusa, António Pereira, do Sinfb, disse que o acordo que os restantes sindicatos assinaram “foi praticamente [igual ao] apresentado dois dias antes”, referiu, indicando que, se não tinham acordado antes, também não o iam fazer naquela data.

“Estamos a lutar pela majoração das carreiras. A empresa quer dar-nos mais trabalho com o mesmo dinheiro e nós não aceitamos de maneira nenhuma”, assegurou.

A paralisação incide sobre o trabalho extraordinário entre 09 e 31 de agosto, com exceção do dia 15 de agosto, em que será de 24 horas e irá afetar o trabalho das oficinas da CP, explicou. 

Segundo o sindicalista, a paralisação “vai pôr em causa os comboios porque a manutenção vai deixar de ser feita”.

A greve dos trabalhadores da CP, no final de julho, foi suspensa depois de ter sido alcançado um acordo de princípio para aumentos salariais e regulamentação de carreiras, divulgou fonte sindical.

“Nos termos do acordo todos os índices salariais são atualizados em mais 1,5% a partir de 01 de agosto de 2024 e o valor do subsídio de refeição sobe para 9,20 euros”, pode ler-se num comunicado publicado pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), no dia 23 de julho.

Por sua vez, a CP deu conta, numa nota, que depois de uma reunião com representantes de vários sindicatos (ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF e STF) foi possível alcançar um acordo. 

A operadora também já tinha fechado acordo com e o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 18 minutos

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra...

Desportohá 50 minutos

Famalicão: Trail Mosteiro de Arnoso realiza-se a 06 de outubro

A Associação Quebraritmo de Famalicão leva a cabo, no dia 06 de outubro, a realização do evento “Trail Mosteiro de...

Bragahá 1 hora

Volvo SELEKT Minho: Oportunidades em usados certificados em Braga e Guimarães

A Volvo Carclasse, em Braga e Guimarães, prepara-se para receber os seus clientes com uma iniciativa especial: o Volvo SELEKT...

Paíshá 1 hora

Governo decreta sexta-feira como dia de luto nacional pelas vítimas dos incêndios

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada...

Famalicãohá 2 horas

Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave decorre a partir de 28 de setembro

Decorre nos dias 28 de setembro e 19 e 23 de outubro a 6.ª edição do Ciclo de Conferências do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vermoim teve casa cheia na apresentação da nova edição do “Vamos ao Teatro”

A Freguesia de Vermoim e o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim apresentou a 11.ª edição da iniciativa...

Regiãohá 3 horas

Local das Quedas de Fervença irreconhecível após fogo que lavrou em Santo Tirso

Depois dos fogos dos últimos dias, a população regista a destruição causada pelas chamas, que consumiram sobretudo área florestal, como...

Famalicãohá 4 horas

Caminhada das Minas passa por Lousado, Esmeriz e Cabeçudos este domingo

A União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, em cooperação com a Comissão Social Inter-Freguesias de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos...

Famalicãohá 4 horas

Curta metragem “Isolados” nasce para cumprir sonhos e quebrar barreiras

“Isolados” é o título de uma curta-metragem, que nasceu fruto de uma colaboração entre o Parque Nascente e a ACIP....

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 28 anos detido por condução sob efeito do álcool

Um cidadão de 28 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, esta quinta-feira, na cidade de Famalicão, por condução...

Arquivo

Mais Vistos