País
Forças de segurança nacionais apoiam autoridades francesas nestes Jogos Olímpicos

Já se encontram em Paris os elementos das forças de segurança portuguesa que irão apoiar as autoridades francesas durante a realização dos Jogos Olímpicos 2024, totalizando um deslocamento de 107 polícias da PSP e militares da GNR, “a quem são legalmente reconhecidos poderes e deveres de Polícia, em tudo semelhantes aos elementos das Forças de Segurança francesas”, revela o departamento de comunicação da PSP.
Durante esta semana, o contingente foi reforçado pelos Binómios do Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP, com binómios de deteção de explosivos, a trabalharem no complexo de tiro de Chateauroux.
Tudo isto acontece ao abrigo do acordo de Prum, que visa o aprofundamento da cooperação transfronteiras, em particular na segurança de grandes eventos e na prevenção e luta contra o terrorismo, sob o qual as autoridades francesas solicitaram este apoio operacional.
Aqui, os elementos das forças portuguesas irão desempenhar diversas funções, tais como patrulhamento apeado e a cavalo, regularização de trânsito, controlo de fronteiras e fraude documental, binómios cinotécnicos de deteção de explosivos e inativação de engenhos explosivos, em várias cidades de França onde decorrerão eventos olímpicos e paralímpicos.
Todas as despesas inerentes a esta deslocação e serviço são suportadas pelo Governo francês, faz questão em lembrar a PSP.
A abertura oficial da edição 2024 dos Jogos Olímpicos realiza-se esta sexta-feira, dia 26 de julho.

-
Bragahá 1 semana
Detido em Braga homem de 26 anos suspeito de matar mulher em Espanha
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Incêndio deflagra numa habitação em Joane
-
Paíshá 4 dias
Nuno Melo diz que oposição tem medo do debate: “O receio faz parte da vida”
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Rusga de Joane leva “Cantares de Quaresma” à Igreja Matriz Antiga e Jesufrei