Siga-nos nas redes

País

Critérios de exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual será revista pelo Governo

Publicado

em

O Ministério da Saúde criou hoje um grupo de trabalho para rever, no prazo de uma semana, a norma de 2016 que define os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual.

O grupo de trabalho foi constituído por decisão do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na sequência da conclusão do estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre “comportamentos de risco com impacte na segurança do sangue e na gestão de dadores”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em causa está a norma 009/2016 da Direção-Geral da Saúde (DGS), referiu em comunicado o gabinete de Lacerda Sales, ao adiantar que o grupo de trabalho agora criado “terá uma semana para a análise do estudo e respetiva alteração da norma em conformidade”.

Segundo a mesma fonte, este grupo de trabalho é constituído por representantes da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), incluindo também, a título consultivo, entidades da sociedade civil.

A criação deste grupo de trabalho ocorre na véspera da audição parlamentar, a pedido do Bloco de Esquerda, do IPST e da DGS, “a propósito de denúncia de práticas discriminatórias na doação de sangue por homens que fazem sexo com homens vindas a público”.

Esta audição conjunta nas comissões de Saúde e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi aprovado por unanimidade a 03 de fevereiro.

A polémica surgiu na sequência do caso de um homem que denunciou ter sido discriminado quando tentou dar sangue a 23 de janeiro, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa, depois de este organismo ter feito um apelo à dádiva.

A situação passou-se com Bruno Gomes d’Almeida que, depois de três horas na fila e mais uma hora de espera na triagem, foi confrontado com várias questões que partiam do princípio de que teria parceiras. Quando fez questão de corrigir e assumir que tinha um parceiro, ouviu como resposta que “então não pode doar sangue” e que “homens que fazem sexo com homens não podem doar sangue”.

Confrontado o IPST, a resposta dada à Lusa foi que o instituto “não questiona a orientação sexual dos seus potenciais dadores” e que “todo e qualquer cidadão [pode] candidatar-se a dar sangue, sem quaisquer diferenças de género ou orientação sexual”.

Entretanto, o IPST abriu uma averiguação interna a um médico do organismo depois de este ter afirmado que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, garantindo que esta não é a posição oficial.

Um médico do IPST escreveu que “os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue. Este critério não [é] nacional. É internacional. Muitos dos países da Europa e do mundo têm essa regra para defesa da saúde do doente que recebe a unidade de sangue”. O autor do ‘e-mail’, Luis Negrão, apresenta-se como médico de saúde pública.

Confrontado com estas afirmações, o IPST confirmou, na ocasião, que o médico trabalha para o organismo e que a situação já estava a ser averiguada internamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 9 horas

Homem de 51 anos constituído arguido por disparar sobre gato em Barcelos

A GNR constituiu arguido um homem de 51 anos que efetuou disparos de arma de ar comprimido contra um gato...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão é palco da Festa da Flor este fim de semana

A autora de temas como Talvez…”, “Dores de Crescimento” e “Seria Estúpido Ligar-te” sobe ao palco da festa no dia...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão espera terça-feira com 24.º graus de “máxima”

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol, embora altamente nublado durante a maior parte da tarde e manhã,...

Paíshá 12 horas

APC quer lembrar que quem paga eliminação de portagens será o contribuinte

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou hoje a proposta do PS de eliminação das portagens, aprovada pelo parlamento, referindo...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio e convívio

É já um dos momentos do ano mais esperados pelos intervenientes e já acontece há mais de 20 anos.No sábado,...

Desportohá 13 horas

Famalicão: GDU de Louredo inaugura “casa renovada”

Na última quarta-feira, dia 01 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, realizou uma visita ao...

Desportohá 14 horas

WRC 2024: Já se testa para mais uma edição do Rally de Portugal

Fama Rádio foi espreitar os reconhecimentos, esta manhã, a Fafe Acompanhe a prova na Fama Rádio entre 8 e 11...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Condutor detido por recusar fazer teste do “balão”

Elementos da Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de um condutor de 45 anos, este fim de semana em...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 15 horas

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Arquivo

Mais Vistos