Siga-nos nas redes

País

Candidatos à PJ com tatuagens de apelo à violência ou alargadores são recusados

Publicado

em

Os candidatos à Polícia Judiciária com tatuagens que incentivem à violência, com alargadores ou bifurcação da língua serão recusados, segundo um despacho da PJ hoje publicado que esclarece algumas regras de acesso à profissão.

As dúvidas quanto ao tipo e localização de tatuagens, piercings ou outras alterações corporais dos candidatos que querem entrar para a carreira da PJ levaram o diretor nacional daquela polícia a emitir um despacho a clarificar o regulamento dos concursos de recrutamento e promoção.

O despacho confirma que os candidatos podem fazer alterações corporais desde que não afetem “o exercício da profissão, a normal apresentação ou capacidade para o serviço”.
Fazer uma bifurcação na língua, colocar alargadores, afiar os dentes ou fazer tatuagem nas órbitas oculares são algumas das mudanças e adornos proibidos.

O diretor da PJ explica que são também inadmissíveis tatuagens, alterações corporais e adornos “que incentivem à violência ou que estejam de alguma forma relacionados com a cultura criminal”.
Também não são aceites mensagens ou imagens que promovam ou defendam “o ódio ou a intolerância racial, de género, etnia, religião ou nacionalidade” lê-se no despacho publicado hoje em Diário da República.

Encorajar meios ilícitos de privação dos direitos dos cidadãos ou representar “organizações ou movimentos ilegais, assim como ideologias ou valores antidemocráticos, belicistas ou contrários aos direitos humanos” são outras das proibições.
Ou seja, não podem ter tatuagens visíveis – desde a cabeça aos mamilos, nos braços e mãos e dos joelhos aos pés — que “comprometam a imagem da PJ”.
No entanto, a PJ admite que os candidatos que removam ou revertam as alterações corporais legalmente proibidas poderão vir a ser aceites na academia.

O diretor nacional, Luís Nunes das Neves, esclarece que a remoção ou reversão tem de estar concluída “até à notificação para audiência do projeto de lista de ordenação final do procedimento concursal, mantendo-se no procedimento de forma condicional”.
O despacho explica que a existência dessas tatuagens ou alterações pode provocar, por exemplo, “falta de credibilidade, perda de autoridade, quebra de imparcialidade e de isenção”.

Resumindo, as regras definidas para acesso à profissão têm por base “o conjunto constitucional de direitos, liberdades e garantias e os direitos fundamentais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, assim como devem acompanhar os critérios usados nos outros países pelas autoridades congéneres.

Também na PSP e GNR há regras para o uso de tatuagens e são excluídos os candidatos a novos polícias que tenham tatuagens proibidas, exceto aqueles que manifestem intenção de as remover até ao final do curso.
Nestas duas forças de segurança são proibidas “tatuagens que contenham símbolos palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou de incentivo à violência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 25 minutos

Incêndio de Vermoim em fase de rescaldo. Cerca de 80 hectares de mato e floresta consumidos

O incêndio deste fim de semana na freguesia de Vermoim, em Famalicão consumiu perto de 80 hectares de mato e...

Famalicãohá 46 minutos

Famalicenses podem circular gratuitamente no serviço “Voltas” até sexta-feira

Nestes dias, em que Famalicão assinala a Semana Europeia da Mobilidade, o município apresenta diversas novidades. Neste sentido, entre esta...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: 8ª Corrida e Caminhada Solidária de Pedome e Oliveira Santa Maria realiza-se a 12 de outubro

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (GRACAFE), associação sem fins lucrativos, leva a cabo a realização da 8ª Corrida...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio que cortou EN206 em Requião encontra-se controlado

Encontra-se controlado, na manhã desta segunda-feira, o incêndio que deflagrou em Requião, neste sábado, obrigando à presença no local das...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Um ferido e três viaturas destruídas por incêndio em Avidos. Autoridades investigam

Três veículos ligeiros foram consumidos por um incêndio que deflagrou, num Parque de Lazer na freguesia de Avidos, em Famalicão,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo devido ao calor esta segunda-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um novo dia de sol e temperaturas elevadas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Sociedadehá 19 horas

Famalicão: Junta de Vermoim apela à população para não se aproximar de incêndio. 57 bombeiros no terreno

A Junta de Freguesia de Vermoim lançou ao início desta tarde um apelo na sua página de Facebook para que...

Desportohá 21 horas

Famalicense Pedro Almeida foi terceiro Rali da Água

O piloto de Famalicão, Pedro Almeida, navegado por Mário Castro, conquistou mais um pódio – o primeiro em asfalto na...

Sociedadehá 21 horas

Ribeirão: construção de nova ponte leva ao corte de trânsito na Avenida Rio Ave

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, o trânsito na Avenida Rio Ave,a...

Famalicãohá 23 horas

Festa das Colheitas traz os produtos e as tradições do campo a Joane

O Parque da Ribeira, na vila de Joane, Famalicão, acolhe este fim de semana mais uma edição da Festa das...

Arquivo

Mais Vistos