Siga-nos nas redes

Região

Bombeiros da Trofa movem processo contra o INEM por alegada dívida de 40 mil euros

Publicado

em

Os Bombeiros da Trofa moveram um processo ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a quem exigem o pagamento de cerca de 40 mil euros por serviços extra, revelou esta terça-feira à Lusa o presidente da corporação, Luís Elias.

Segundo o dirigente dos bombeiros o distrito do Porto, o processo, que corre termos no Tribunal de Santo Tirso, versa “o incumprimento do INEM” face “à sistemática mobilização pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de mais ambulâncias” sempre que a ambulância protocolizada está ocupada.

Em síntese, Luís Elias explicou que foi comprada uma ambulância, em que o INEM interveio com 50 mil euros e os bombeiros da Trofa, com 12.500, para ser o Posto de Emergência Médica (PEM) na corporação, funcionando para o INEM ao abrigo do protocolo com a Liga dos Bombeiros Portugueses.

“Quando o INEM está ocupado e há uma ocorrência o CODU mobiliza uma segunda, terceira ou quarta ambulância da corporação, que não estão contempladas no protocolo”, acrescentou o presidente da associação humanitária.

Segundo o responsável tal situação foi “abusivamente praticada durante anos pelo INEM” pelo que no final de 2022 oficiaram a direção do instituto “informando que daí a três meses passariam a praticar os preços que aplicam aos particulares”, não tendo obtido resposta, acrescentou.

“Assim, a partir de 1 de janeiro de 2023 e até junho do mesmo ano, passámos faturas dos serviços extra. Depois o INEM devolveu as faturas e nós reenviámos e por lá ficaram”, contou.

Entretanto, prosseguiu o relato, “a Liga chegou a acordo com o INEM tendo ficado escrito a que preços são pagas as ativações seguintes, deixando os Bombeiros da Trofa, a partir desse momento, de o debitar ao INEM”.

Perante a recusa do INEM em pagar as faturas, foram para tribunal, e na primeira audiência, contou Luís Elias, o juiz pediu os comprovativos dos pagamentos alegados pelo INEM ao advogado de defesa” bem como à direção dos bombeiros “os recibos desse valor”

“Acontece que não temos porque nunca recebemos”, insistiu Luís Elias. A Lusa tentou uma reação do INEM, mas até ao momento não foi possível. A próximo audiência foi marcada para 18 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 18 minutos

Incêndio de Vermoim em fase de rescaldo. Cerca de 80 hectares de mato e floresta consumidos

O incêndio deste fim de semana na freguesia de Vermoim, em Famalicão consumiu perto de 80 hectares de mato e...

Famalicãohá 40 minutos

Famalicenses podem circular gratuitamente no serviço “Voltas” até sexta-feira

Nestes dias, em que Famalicão assinala a Semana Europeia da Mobilidade, o município apresenta diversas novidades. Neste sentido, entre esta...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: 8ª Corrida e Caminhada Solidária de Pedome e Oliveira Santa Maria realiza-se a 12 de outubro

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (GRACAFE), associação sem fins lucrativos, leva a cabo a realização da 8ª Corrida...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Incêndio que cortou EN206 em Requião encontra-se controlado

Encontra-se controlado, na manhã desta segunda-feira, o incêndio que deflagrou em Requião, neste sábado, obrigando à presença no local das...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Um ferido e três viaturas destruídas por incêndio em Avidos. Autoridades investigam

Três veículos ligeiros foram consumidos por um incêndio que deflagrou, num Parque de Lazer na freguesia de Avidos, em Famalicão,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo devido ao calor esta segunda-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um novo dia de sol e temperaturas elevadas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Sociedadehá 19 horas

Famalicão: Junta de Vermoim apela à população para não se aproximar de incêndio. 57 bombeiros no terreno

A Junta de Freguesia de Vermoim lançou ao início desta tarde um apelo na sua página de Facebook para que...

Desportohá 21 horas

Famalicense Pedro Almeida foi terceiro Rali da Água

O piloto de Famalicão, Pedro Almeida, navegado por Mário Castro, conquistou mais um pódio – o primeiro em asfalto na...

Sociedadehá 21 horas

Ribeirão: construção de nova ponte leva ao corte de trânsito na Avenida Rio Ave

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, o trânsito na Avenida Rio Ave,a...

Famalicãohá 23 horas

Festa das Colheitas traz os produtos e as tradições do campo a Joane

O Parque da Ribeira, na vila de Joane, Famalicão, acolhe este fim de semana mais uma edição da Festa das...

Arquivo

Mais Vistos