Sociedade
Portugal vai comprar 38 milhões de vacinas e ajudar outros países

Marta Temido, ministra da Saúde, revelou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. O objetivo da compra de tantas unidades, bem mais do que as suficientes para vacinar toda a população portuguesa, é ajudar outros países.
“Se alguma coisa esta pandemia nos ensinou foi que só quando todos estiverem a salvo, cada um de nós estará a salvo”, revelou a responsável, admitindo ainda que, em Portugal, a toma da segunda dose da vacina vai ser espaçada tal como propôs o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo.
“Não é não tomar a segunda dose ou sequer ultrapassar” o intervalo definido nos ensaios clínicos, é apenas uma questão de gestão de quantidades e de poder “proteger mais pessoas, mais depressa, garantindo que os objetivos” propostos são alcançados, acrescentou Marta Temido, que garantiu ainda que este adiamento vai permitir vacinar mais 200 mil pessoas até final de março.
“A Direção Geral da Saúde, o infarmed e a ‘task force’ para a vacinação analisaram a possibilidade de um maior espaçamento entre doses e consideram que essa possibilidade é tecnicamente adequada mantendo as recomendações daquilo que são as carateristicas do medicamento”, disse.
Desde 27 de dezembro, já foram administradas mais de 860 mil doses de vacinas em Portugal. “Ter 60% da população vacinada no final do verão continua a ser o objetivo”, disse, admitindo, contudo, ser “um objetivo ambicioso”.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão assegura defesa Léo Realpe até 2029
-
Economiahá 6 dias
Combustíveis: Gasolina mais cara 4 cêntimos a partir de segunda-feira
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave
-
Bragahá 1 dia
Braga: Homem gravemente ferido após capotamento de retroescavadora em Frossos