Siga-nos nas redes

País

Linha SNS 24 vive “situação explosiva” diz o Sindicato dos Enfermeiros

Publicado

em

O Sindicato dos Enfermeiros alertou hoje para a “situação explosiva” que se vive na Linha SNS 24, avisando que há uma “revolta crescente” dos enfermeiros que ali trabalham e muitos admitem a possibilidade de uma paralisação.

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) diz em comunicado que teve conhecimento do caso através de uma exposição dos enfermeiros que trabalham na linha em tempo parcial.

“As denúncias que nos chegam apontam para uma pressão constante para que se evitem chamadas em espera na Linha SNS 24, pois a empresa que gere a linha é alvo de multas quando tal acontece”, afirma o presidente do SE, Pedro Costa, em comunicado.

Pedro Costa diz que os enfermeiros fizeram chegar as denúncias à tutela e considera urgente “uma intervenção do Ministério, pois, no limite, é toda a linha que pode ficar paralisada”.

O SE refere que, entre as principais queixas que recebeu e que foram enviadas a todos os partidos políticos, estão a “falta de estabilidade profissional, na forma aleatória como os turnos são atendidos, a inexistência de uma carreira profissional e uma remuneração em função do número de chamadas atendidas por hora e não tendo em conta o tempo de serviço, experiência ou sequer formação dos enfermeiros que fazem o atendimento à população na Linha SNS 24”.

“Pode estar em causa a qualidade do atendimento e da informação prestada aos cidadãos, pois perante a pressão exercida, muitos colegas, para não perderem tempo, deixam de fazer um apuramento mais exaustivo do estado de saúde de quem está do outro lado da linha”, alerta Pedro Costa.

Segundo o dirigente sindical, o recente reforço de competências do 808 24 24 24 veio agudizar a situação, sublinhando que “muitas unidades de saúde, nomeadamente a nível hospitalar, só pretendem aceitar doentes que sejam referenciados pela Linha SNS 24”.

Pedro Costa diz que os relatos que chegam ao SE “denunciam colegas muito desgastados (…) e constantemente pressionados para fazerem mais turnos pela empresa privada que gere a linha”.

“Não existindo uma carreira associada à Linha SNS 24, a maioria dos enfermeiros que ali trabalham não tem experiência profissional, é um mero prestador de serviços, que tem emprego principal numa outra unidade de Saúde”, acrescenta.

Segundo as denúncias que chegaram ao SE, “os turnos são atribuídos de forma aleatória e, em condições normais, um enfermeiro pode ter 8 a 12 turnos por mês”, o que obriga os profissionais a trocar turnos entre si, “pois nem sempre têm disponibilidade por estar de serviço no emprego principal”.

“Há um descontentamento muito grande entre os enfermeiros que ali trabalham e, nos relatos que nos fazem, muitos já falam na possibilidade de uma paralisação, sem atender nenhuma chamada, o que, naturalmente, iria bloquear por completo a Linha SNS 24 e provocar o colapso no atendimento à população”, sustenta.

O líder sindical espera que na próxima reunião com o Ministério da Saúde, em 20 de junho, o problema esteja circunscrito e haja “soluções imediatas”, avisando que é o próprio atendimento nas urgências hospitalares que pode ser colocado em risco se a paralisação avançar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Feira de S. Miguel cumpre a tradição com tarde dedicada aos cantares ao desaf

Cumprir a tradição e promover a reunião de uma geração marcada pela agricultura e pela ligação à terra.Foi este o...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Parque da Devesa faz hoje 12 anos

O Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, abriu há exatamente 12 anos. O parque urbano, com 27 hectares,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Outubro, que deverá ser mais seco do que o habitual, começa com chuva

O Outono já chegou e traz, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um outubro...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Música e muita animação na Mostra Comunitária de Riba de Ave

A vila de Riba de Ave é palco, este fim de semana, da Mostra Comunitária. Durante dois dias, a iniciativa...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem atropelado em Gavião

Um homem foi atropelado esta manhã na freguesia de Gavião, Vila Nova de Famalicão. Segundo fonte dos bombeiros o acidente...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Vale S. Cosme tem Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Vale S. Cosme apresenta, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado às entidades...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão acolhe Torneio Boccia Eixo Atlântico

Famalicão volta a acolher mais uma edição do Torneio Boccia DI do Eixo Atlântico, que se realiza este sábado, no...

Famalicãohá 11 horas

Feira Grande de S. Miguel traz a beleza da Gala Equestre a Famalicão

Continua este sábado a Feira Grande de S. Miguel, a decorrer na Praça Mouzinho de Albuquerque e Recinto da Feira...

Paíshá 11 horas

Euromilhões. Saiba qual a chave vencedora desta sexta-feira

Os números 7 – 20 – 21 – 27 – 38 e pelas estrelas 5 e 12 são a chave...

Desportohá 23 horas

Nacional da Madeira vai enfrentar FC Famalicão com especial atenção para Sorriso e Gustavo Sá

O Nacional enfrentará uma das deslocações “mais difíceis” da época frente ao Famalicão, que “vale pelo coletivo”, projetou hoje o...

Arquivo

Mais Vistos