Siga-nos nas redes

Barcelos

Mulher de Barcelos que fugiu com filha julgada por subtração de menor e violência doméstica

Publicado

em

O Tribunal da Relação de Guimarães decidiu pronunciar por subtração de menor e por violência doméstica uma mulher de Barcelos que fugiu do país com a filha menor, cuja guarda tinha sido confiada ao pai, foi hoje anunciado.

Em nota publicada na sua página, a Procuradora-Geral Regional do Porto refere que, inicialmente, a mulher tinha sido pronunciada, por um juiz de instrução criminal do Tribunal de Braga, apenas por subtração de menor.

O Ministério Público (MP) recorreu, tendo agora a Relação, por acórdão de 07 de maio, decidido que a mulher irá também ser julgada por violência doméstica.

O MP considera indiciado que a arguida se separou do pai da jovem quando esta não tinha sequer um ano de idade, tendo corrido processo de regulação do exercício das responsabilidades parentais.

Na altura, o tribunal confiou a criança à guarda e cuidados da mãe, possibilitando ao pai visitá-la quando entendesse, mediante aviso prévio, tê-la consigo em fins de semana alternados e passar com ela quatro semanas de férias por ano, em dois períodos de quinze dias.

Ainda segundo o MP, a arguida, a partir de maio de 2005, “formulou propósito de inviabilizar os contactos da menina com o pai e com os demais membros da família paterna, para que estes não se desenvolvessem e começassem mesmo a quebrar”.

Para isso, entre o mais, “industriou a menina contra o pai e a sua família, incumpriu reiteradamente o regime dos convívios desta com o pai e invocou processualmente falsas suspeitas de abuso sexual visando o pai”.

Para estas suspeitas, “induziu e pressionou os relatos da menina [nascida em 2003], para que fossem conformes a tal falsa narrativa”.

Entre abril e outubro de 2010, a arguida ausentou-se com a filha para o Brasil, impedindo o regime de convívios, a frequência da escola e o acompanhamento psicológico que lhes estava a ser prestado em função das perturbações que já evidenciava.

Por último, e reagindo à decisão do tribunal, que, por sentença de 17 de novembro de 2011, determinou a alteração da regulação do exercício das responsabilidades parentais, confiando a menina à guarda e cuidados do pai, a arguida “fugiu do país, levando com ela a menina”.

Desta forma, o pai perdeu o rasto da filha.

O MP queria que a avó materna da criança também fosse julgada, mas essa pretensão foi indeferida.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Incêndio de grandes dimensões deflagra em fábrica de reciclagem em Vilarinho Das Cambas

Um incêndio deflagrou hoje numa fábrica de reciclagem de resíduos em Vilarinho das Cambas, Vila Nova de Famalicão, distrito de...

Desportohá 7 horas

Ex-Famalicão JP Sousa assina pelo Baniyas dos Emirados Árabes Unidos

O português João Pedro Sousa foi hoje anunciado como novo treinador do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, naquela que será...

Bragahá 8 horas

Homem perde a vida atropelado por carrinha em Braga

Um homem foi hoje atropelado mortalmente por uma carrinha na Avenida João Paulo II, em Braga, disse fonte da PSP....

Famalicãohá 9 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Trovoada, aguaceiros e granizo esperados esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de instabilidade meteorológica, para o qual estarão em vigor alertas, referentes à previsão...

Famalicãohá 10 horas

ÀMOSTRA na casa das artes com alunos do INAC

Alunos finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) apresentam o seu primeiro trabalho profissional na Casa das Artes...

Famalicãohá 11 horas

Incêndio deflagra em zona de mato em Mouquim

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quarta-feira, numa zona de mato nas imediações da rua do Parque Desportivo, em Mouquim....

Famalicãohá 11 horas

Paulo Ricardo Lopes é candidato à liderança da Iniciativa Liberal de Famalicão

Paulo Ricardo Lopes anunciou que vai candidatar-se à coordenação do Núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal (IL), nas eleições internas...

Desportohá 12 horas

Portugal procura fechar fase de grupos só com vitórias. Geórgia é o adversário de hoje

A seleção portuguesa de futebol enfrenta hoje a Geórgia e vai procurar fechar a fase de grupos do Euro2024 com...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Jogos do Eixo Atlântico realizam-se com recorde de 2.600 inscritos

A 15.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico vai decorrer de domingo a 05 de julho em Vila Nova de...

Bragahá 13 horas

Sete anos de prisão para mediadora que burlou clientes em Braga

O Tribunal de Braga condenou hoje a sete anos e três meses de prisão uma mediadora que burlou vários clientes...

Arquivo

Mais Vistos