Siga-nos nas redes

Famalicão

Presidente da Câmara de Terras de Bouro pede regresso do helicóptero destacado para Famalicão

Publicado

em

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, pediu hoje o regresso de um helicóptero ligeiro de combate a incêndios a Braga, retirado há um ano, lembrando a “perigosidade máxima” do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

“Sempre que tiver oportunidade, e como defensor do Parque Nacional [PG], e num território que está com a carta de perigosidade no máximo, tendo meios em termos de espaço e de infraestruturas, que é na cidade de Braga, no Aeródromo de Palmeira, tenho a obrigação, sempre que tenho a oportunidade, de chamar a atenção de todos os responsáveis para se repor o meio ligeiro no Aeródromo de Braga”, afirmou Manuel Tibo (PSD) aos jornalistas.

As declarações do autarca foram proferidas após uma reunião de trabalho sobre a região, que decorreu no Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Manuel Tibo, que em junho de 2023 foi um dos vários autarcas da região que se manifestou contra a deslocalização do meio aéreo ligeiro de Braga para Famalicão, lembrou que o helicóptero em Braga daria mais apoio ao subcomando do Cávado, e mais particularmente ao PNPG, alertando que, “num grande incêndio, o atraso de cinco, dez minutos faz uma grande diferença”.

Questionado sobre se acredita que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) possa reverter ainda este ano a decisão tomada há cerca de um ano, o autarca disse que “tudo fará” para que assim seja.

“A única coisa que posso dizer é que vou fazer tudo aquilo que está ao meu alcance. Depois, se as decisões, através da Autoridade Nacional da Proteção Civil, vão ser revistas… Com esta posição, não pretendo retirar o meio aéreo de lado nenhum, de onde foram instalados. O que estou a solicitar é que coloquem um meio ligeiro em Braga, e estarei sempre na linha da frente a defender esta solução”, salientou Manuel Tibo.

A reunião de trabalho contou ainda com a participação do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Miguel Soares Banza, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, e da vice-presidente da CCDR-N, Célia Ramos.

Marcaram também presença o primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), a diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, e a administradora da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte).

Na reunião de trabalho foram abordados vários assuntos relacionados com as necessidades, as obras e intervenções necessárias, assim como projetos para o concelho de Terras de Bouro e para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 minutos

Famalicão: Novo passe ferroviário de 20 euros entrou em vigor esta segunda-feira

O passe ferroviário de 20 euros mensais entrou esta segunda-feira em vigor, para residentes no país, nos serviços CP Intercidades...

Regiãohá 14 horas

Homem detido com 124 armas proibidas e mais 1.100 artigos contrafeitos em Vila do Conde

Um homem de 29 anos foi detido por elementos do Comando Territorial do Porto da GNR, na última quarta-feira, por...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem ferido após atropelamento em Joane

Um homem com cerca de 55 anos ficou ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Sol e “máximas” de 25.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e com temperaturas relativamente altas para a fase do ano que se...

Desportohá 16 horas

Hóquei: Riba d’Ave não consegui somar pontos na 1.ª jornada apesar de jogo intenso

A equipa do Riba d’Ave HC esteve em competição, neste último domingo, jogo que assinalou a sua estreia em mais...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão Made IN ajudou a criar mais de 400 empresas e 3 mil postos de trabalho em 10 anos

411 novas empresas e mais de 3 mil postos de trabalho criados. Estes são alguns dos números do programa municipal...

Paíshá 17 horas

Operação Nariz Vermelho (ONV) leva a cabo campanha de angariação de fundos

A Operação Nariz Vermelho (ONV), que proporciona momentos lúdicos a crianças hospitalizadas, lança esta segunda-feira uma campanha de angariação de...

Regiãohá 18 horas

Homem visto a “rondar” viaturas detido com peça de automóvel roubado em Santo Tirso

Um homem de 45 anos, canalizador de profissão, foi detido pela PSP na Rua dos Carvalhais, em Santo Tirso, na...

Famalicãohá 21 horas

Mulheres Socialistas e JS contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania

As Mulheres Socialistas e a Juventude Socialista (JS) manifestaram-se, este domingo, contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania...

Famalicãohá 21 horas

Pintora famalicense Filomena Fonseca celebrou 40 anos de carreira com exposição no Porto

A pintora famalicense Filomena Fonseca expôs uma antologia de obras intitulada “Inquietação dos Silêncios” que serve como catálogo comemorativos dos...

Arquivo

Mais Vistos