Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim celebra 50 anos da cidade marítima

Publicado

em

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim vai realizar em julho a 46.ª edição, celebrando os 50 anos da elevação a cidade da terra que o acolhe, com figuras originárias do concelho, assim como com estrelas internacionais.

A programação da edição deste ano abre com a habitual conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, no dia 11 de julho, estando o primeiro concerto, um dia depois, na Igreja Matriz, a cargo do Concerto Copenhagen, sob direção musical de Lars Ulrik Mortensen, no que será a estreia nacional de “uma das grandes orquestras barrocas” da atualidade, como a descreveu o diretor artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), Raúl da Costa.

A programação inclui figuras internacionais como o suíço Protean Quartet, que também se estreia em Portugal, na Igreja de São Pedro de Rates, o trompetista israelita Sergei Nakariakov, o cravista franco-americano Justin Taylor, o trio de alaúdes Joubran, dos irmãos palestinianos Samir, Wissam, e Adnan, e a orquestra húngara Anima Musicae, com Barbanás Kelemen no violino e Katalin Kokas na viola d’arco, também em estreia em Portugal.

“Sempre houve, e há uma ligação grande [nesta edição] à Póvoa de Varzim em especial, mas não ficamos por aí, muito para além disso”, disse à Lusa Raúl da Costa, no final da apresentação da programação, que vai encerrar, no dia 27 de julho, no Parque da Cidade, com uma atuação conjunta de António Saiote com António Victorino d’Almeida e, horas mais tarde, com a Banda Sinfónica Portuguesa, com o próprio Raúl da Costa ao piano e a fadista Katia Guerreiro na voz.

O pianista e diretor artístico do festival disse que os dois concertos no Parque da Cidade, de entrada gratuita, são dedicados à elevação do concelho a cidade.

A programação do festival inclui a 17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, que tem António Pinho Vargas como convidado e que vai apresentar a estreia de uma obra sua, por encomenda do festival, com o Ensemble Contemporâneo sob direção de Nuno Coelho, com João Barradas no acordeão.

No dia 17 de julho, a Orquestra XXI sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett, sob direção de Dinis Sousa, com a violinista Alena Baeva, seguindo-se, no dia 18, o residente Quarteto Verazin com a soprano Sara Braga Simões e o pianista João Araújo.

No dia 19 está marcada a atuação do quarteto de Júlio Resende com o espetáculo “Filhos da Revolução”.

A Orquestra de Câmara Portuguesa atua no dia 20 de julho, com Sergei Nakariakov, enquanto no dia seguinte a soprano Raquel Camarinha canta acompanhada ao piano por Yuan Heréau.

Os bilhetes para os concertos têm um custo de cinco euros e vão ser colocados à venda ‘online’ na BOL, no dia 18 de junho às 10:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 8 horas

Risco de pobreza e exclusão social afeta uma em cada cinco pessoas em Portugal

O risco de pobreza ou exclusão social afeta já uma em cada cinco pessoas em Portugal, alertou hoje a Rede...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido na freguesia de Cruz

Uma pessoa ficou ferida, ao final da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo ligeiro...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão celebra nova estação com o Mercado de Outono este sábado e domingo

Famalicão assinala a chegada do outono com mais uma sessão da iniciativa “Vai à Vila”, promovida pela Câmara Municipal, este...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Céus nublados e alguma chuva prevista para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com algumas previsões de chuva, que se devem agravar apenas a partir do final...

Guimarãeshá 11 horas

Falência da Coelima deixa bancos com perdas de mais de 12 milhões de euros

A empresa vimaranense Coelima, que se dedicou á produção têxtil durante praticamente um século, irá deixar os credores da sua...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Festival YMotion recebeu número recorde de candidaturas nesta edição

Depois de terminado o prazo para o envio dos projetos referentes ao Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Festival Soul de Inverno está de regresso à Casa das Artes em novembro

Está de regresso à Casa das Artes de Famalicão o festival Soul de Inverno, que traz aqui diversos nomes nacionais...

Paíshá 13 horas

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses de 2024

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo de 2023, segundo dados relativos...

Bragahá 14 horas

Homem detido com haxixe e MDMA junto à Universidade do Minho esta madrugada

Um homem de 38 anos foi detido, esta madrugada, em Braga, suspeito do crime de tráfico de estupefacientes, informa a...

Famalicãohá 14 horas

Lions Clube de Famalicão oferece ecógrafo de mais de 7.300 euros ao Hospital de Famalicão

O Lions Clube de Famalicão preocedeu à entrega de um dispositivo no valor de mais de 7.300 euros ao Centro...

Arquivo

Mais Vistos