Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Líder da ‘taskforce’ prevê que imunidade de grupo seja atingida em agosto

Publicado

em

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘taskforce’ de vacinação contra a covid-19, antecipou hoje um possível aumento do ritmo de inoculações para 100 mil por dia e sublinhou que a imunidade de grupo pode ser alcançada em agosto.

“Há uma expectativa mais positiva relativamente ao segundo trimestre e muito mais positiva relativamente ao terceiro e quarto trimestres. Se estas expectativas de disponibilidades de vacinas se mantiverem e materializarem num futuro próximo, o período em que se pode atingir a imunidade de grupo – 70% – pode eventualmente reduzir-se relativamente ao fim do verão para passar para meados do verão, em volta de meados ou início de agosto”, disse.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na intervenção proferida na reunião que junta epidemiologistas e especialistas em saúde pública e a classe política na sede do Infarmed, em Lisboa, o vice-almirante – que substituiu Francisco Ramos à frente da ‘taskforce’ no início deste mês – reforçou também a necessidade de recorrer a outros meios para a administração de vacinas além dos centros de saúde, algo que já havia defendido anteriormente, como a possível extensão do processo às farmácias.

“Vai haver uma concentração de vacinas já no segundo trimestre suficiente para aumentar a velocidade de vacinação para cerca de 100 mil vacinas por dia, o que fará com que se tenha de pensar em modelos alternativos aos centros de saúde nos cuidados primários para que este processo de vacinação corra sem problemas nas inoculações”, garantiu.

Gouveia e Melo foi mais longe e reiterou que com o desaparecimento do estrangulamento de disponibilidade de vacinas nesta primeira fase, a “administração de vacinas precisa de estar robusta e suficientemente apta para acompanhar” o ritmo preconizado de 100 mil inoculações diárias no país para a segunda e terceira fases.

O responsável pelo processo referiu que o país já recebeu quase um milhão de vacinas contra a covid-19 desde o final de dezembro e que já foram administradas cerca de 680 mil, sendo que para esta semana estão previstas mais 230 mil inoculações.

“Mostra uma execução muito elevada. Já temos sete por cada 100 habitantes com uma inoculação pelo menos; 4,5% da população com a primeira dose e 2,7% com a segunda dose. O plano de vacinação está a correr bem, face às disponibilidades que existem”, sentenciou.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 9 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 9 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 11 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 12 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 13 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 13 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 14 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 14 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Arquivo

Mais Vistos