Siga-nos nas redes

Famalicão

Nuno Melo: Perfil do novo Ministro da Defesa natural da vila de Joane

Publicado

em

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, vai ser o próximo ministro da Defesa Nacional no XXIV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro.

A lista dos ministros que vão compor o XXIV Governo Constitucional foi divulgada pela Presidência da República, depois de o chefe de Estado ter recebido o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e ter aceitado a proposta.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O CDS-PP concorreu às últimas eleições legislativas em coligação com o PSD e o PPM, partidos que formaram a Aliança Democrática (AD).

Nuno Melo, 58 anos, nasceu em Joane, Vila Nova de Famalicão, e chegou à Assembleia da República na VIII legislatura, em 1999, eleito por Braga, círculo pelo qual concorreu nas duas legislaturas seguintes, sendo eleito líder parlamentar em julho de 2004 e vice-presidente do parlamento em 2007.

Na Assembleia da República, fez-se notar em várias das comissões de inquérito que investigaram a queda do avião que vitimou o ex-primeiro-ministro Sá Carneiro e o ex-ministro da Defesa Amaro da Costa em Camarate, em 04 de dezembro de 1980, presidindo a uma delas, e teve também um papel central num outro inquérito parlamentar sobre o Banco Português de Negócios.

Foi um dos rostos em ascensão na primeira liderança de Paulo Portas e, quando este deixou a presidência do partido, em 2005, também um dos primeiros a verbalizar as saudades, já sob a direção de José Ribeiro e Castro.

Num jantar de Natal do CDS-PP, em 2006, Nuno Melo disse que o CDS “sentia falta” do ex-líder Paulo Portas e afirmou que iria trabalhar para que o partido pudesse ser “bem liderado”, o que lhe valeria a retirada da confiança política por parte de Ribeiro e Castro e culminaria na sua demissão de presidente da bancada em janeiro de 2007.

Com o regresso de Portas à presidência do CDS-PP, Nuno Melo sobe a vice-presidente da Assembleia da República.

Em 2009, foi pela primeira vez cabeça de lista do CDS ao Parlamento Europeu, ano em que o partido conseguiu eleger dois deputados.

Em 2014, o CDS-PP concorreu às europeias coligado com o PSD e Nuno Melo foi quarto na lista encabeçada por Paulo Rangel.

Na eleição seguinte, em 2019, os centristas voltaram a concorrer em lista própria e conseguiram manter Nuno Melo no Parlamento Europeu, mandato que manteve até este mês, quando renunciou para assumir o de deputado à Assembleia da República, uma vez que os dois mandatos são incompatíveis.

Pai de gémeos, um menino e uma menina, João Nuno Lacerda Teixeira de Melo, nascido a 18 de março de 1966, é licenciado em Direito e foi advogado de profissão, antes de se dedicar à carreira política.

No partido, foi vice-presidente de Paulo Portas e, mais tarde, de Assunção Cristas, e presidente da distrital de Braga durante vários anos.

A nível autárquico, é presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão.

As eleições legislativas de janeiro de 2022 ditaram o afastamento do CDS-PP da Assembleia da República pela primeira vez na sua história, o que levou à demissão do ex-presidente Francisco Rodrigues dos Santos.

Nuno Melo, que já tinha apresentado a candidatura à liderança do CDS-PP em outubro do ano anterior, foi eleito presidente do partido em abril de 2022, tendo a sua Comissão Política Nacional obtido 74,93% dos votos dos delegados ao 29.º Congresso que decorreu em Guimarães.

Durante o seu mandato, conseguiu levar o partido de volta ao hemiciclo do parlamento, depois de conseguir eleger dois deputados nas listas da Aliança Democrática (AD), coligação que juntou PSD, CDS-PP e PPM.

O momento foi até assinalado através da recolocação da placa com a indicação do grupo parlamentar do CDS-PP na parede do parlamento, junto à nova sala atribuída aos dois deputados, o próprio Nuno Melo (eleito pelo círculo do Porto) e Paulo Núncio (eleito pelo círculo de Lisboa). Este momento contou com a presença de vários dirigentes, os atuais e antigos deputados, antigos presidentes do partido, como Paulo Portas, José Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro, ou do histórico dirigente Narana Coissoró.

Nuno Melo já anunciou que será recandidato à liderança do CDS-PP no próximo congresso do partido, em abril.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 minutos

Famalicão: Sandy Kilpatrick apresenta novo registo discográfico no Teatro Narciso Ferreira

O músico Sandy Kilpatrick está de regresso com um novo registo discográfico “California by Candlelight”, que irá apresentar este sábado...

Famalicãohá 24 minutos

Famalicão: S. Miguel-o-Anjo recebe colheita de sangue este domingo

O Salão de S. Miguel-o-Anjo em Calendário, recebe este domingo uma sessão de colheita de sangue, dirigida a todos os...

Famalicãohá 50 minutos

Lés a Lés nas Festas do Divino Espírito Santo em Fradelos

Neste Lés a Lés Famalicão fomos até à freguesia de Fradelos, que se prepara para celebrar a Festa em Honra...

Sociedadehá 54 minutos

Chaves perto da despromoção procura última vitória em casa frente ao Famalicão

O treinador do Desportivo de Chaves mostrou-se hoje ciente da possibilidade de despromoção, mas adiantou que quer oferecer uma última...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Sexta-feira com “máximas” de 28.º graus e céus parcialmente nublados

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de sol e com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Cinco atletas da PatinAve apuradas para competições nacionais

A PatinAve – Academia de Patinagem do Ave tem três das suas atletas apuradas para o Campeonato Nacional Solo Dance...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Evangelista quer sobriedade na equipa após vitória frente ao SL Benfica

O treinador do Famalicão defendeu hoje que se a equipa se deixar “embebedar com a vitória frente ao Benfica” na...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Festival de Folclore do Rancho Regional de Fradelos regressa a 26 de maio

O Rancho Regional de Fradelos regressa, no dia 26 de maio, com mais uma edição do seu Festival de Folclore,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em duas viaturas em Bente

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, em dois veículos ligeiros na Rua Benedito, na freguesia de Bente, em Famalicão....

Desportohá 20 horas

Famalicão: Alunos do AECCB brilham no Campeonato de BTT CLDE Braga

Dois grupos de atletas de BTT, compostos por alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participaram no Campeonato de...

Arquivo

Mais Vistos