Siga-nos nas redes

País

Júlio Magalhães afastado da TVI após investigação da Polícia Judiciária

Publicado

em

O jornalista da TVI Júlio Magalhães terá sido afastado da TVI, pela administração do canal, na sequência de uma série de buscas realizadas hoje pela PJ, no sentido de investigar um alegado desvio de mais de 50 milhões de euros em fundos referentes ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Polícia Judiciária (PJ) refere que as 78 buscas realizadas hoje na Operação Maestro visam projetos cofinanciados por fundos comunitários, que terão permitido aos suspeitos ganhos ilícitos de quase 39 milhões de euros, entre 2015 e 2023.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em comunicado, a PJ, explica que, “através dos 14 projetos cofinanciados pelo FEDER [Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional], executados entre 2015 e 2023, os suspeitos lograram obter, até ao momento, o pagamento de incentivos no valor global de, pelo menos, 38.938.631,46 euros”.

Fonte judicial disse anteriormente à agência Lusa que entre os vários suspeitos estão o empresário portuense Manuel Serrão e o jornalista Júlio Magalhães, que a Lusa tentou contactar, mas sem sucesso.

Também em comunicado, entretanto divulgado na página oficial, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), titular do processo, diz que em causa está a alegada prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, de fraude fiscal qualificada, de branqueamento de capitais e de abuso de poder.

As buscas decorreram nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, na região de Aveiro e da Guarda.

“Em causa estão esquemas organizados de fraude que beneficiaram um conjunto de pessoas singulares e coletivas, lesando os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português, quer em sede de financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), quer através da subtração aos impostos devidos”, explica a PJ.

Segundo esta força de investigação criminal, “o ‘modus operandi’ assenta na criação de estruturas empresariais complexas”.

“Visando a montagem de justificações contratuais, referentes a prestações de serviços e fornecimentos de bens para captação fraudulenta de fundos comunitários no âmbito de, pelo menos, 14 operações aprovadas, na sua maioria, no quadro do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), executadas desde 2015”, acredita a investigação.

Outra fonte judicial adiantou à Lusa que em investigação estão igualmente alguns projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Da investigação em curso, segundo a PJ, “resultaram ainda fortes suspeitas do comprometimento de funcionários de organismos públicos, com violação dos respetivos deveres funcionais e de reserva, na agilização e conformação dos procedimentos relacionados com as candidaturas, pedidos de pagamento e a atividade de gestão de projetos cofinanciados”.

A Operação Maestro contemplou a realização de 78 mandados de buscas, 31 domiciliárias e 47 não domiciliárias, que visaram “a recolha de elementos probatórios relacionados com fortes suspeitas da prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder e que lesaram os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português”.

A operação policial foi realizada no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estando a investigação a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, com o apoio do Núcleo de Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral da República.

A PJ diz ainda que a investigação “prosseguirá com a análise à prova agora recolhida e dos competentes exames e perícias, visando o cabal apuramento da verdade e a sua célere conclusão”.

Na Operação Maestro participaram 250 inspetores, 32 peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática e 24 peritos da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística.

Contou, ainda, com a colaboração das Unidades Nacionais, Diretoria do Norte, Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, Diretoria do Centro, Departamentos de Investigação Criminal de Setúbal, Braga, Guarda e Aveiro, além de Magistrados Judiciais, Magistrados do Ministério Público e Especialistas da PGR.

O DCIAP acrescenta na sua nota que as buscas têm também a participação de quatro Juízes de Instrução Criminal e de 19 Procuradores da República em funções naquele Departamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

FC Famalicão: Adepto que insultou Chiquinho proibido de entrar em recintos desportivos por 2 anos

O autor dos insultos racistas ao futebolista Chiquinho foi punido com a proibição de acesso a recintos desportivos durante dois...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Delães celebra Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias a 18 e 19 de maio

A freguesia de de Delães, em Famalicão, celebra nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo) a Festa...

Famalicãohá 2 horas

Dia da Europa assinalado em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão assinalou esta quinta-feira o dia da Europa, com uma cerimónia simbólica que decorreu...

Desportohá 2 horas

Roteiro Associativo em destaque: o FamaBasket

O FamaBasket nasceu em Vila Nova de Famalicão há cinco anos. É um clube dedicado integralmente à formação do basquetebol...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Puma Rodriguez destaca foco da equipa para conquistar mais uma vitória

Com o aproximar de mais uma jornada da I Liga Portuguesa, o futebolista do FC Famalicão Puma Rodriguez, autor do...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Trail e caminhada da APGSL trouxe deporto e convívio ao Monte de Santa Catarina

A Associação Portuguesa de Gestão da Sinistralidade Laboral esteve reunida, no dia 28 de abril para celebrar o Dia Mundial...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Sevilha quer Mirko Topic

Victor Orta, treinador dos espanhóis do Sevilha terá assumido o interesse por Mirko Topic, médio de 23 anos do FC...

Desportohá 4 horas

Futebolista Ukra termina carreira aos 36 anos

O avançado Ukra, do Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou na quarta-feira o final da carreira, garantindo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I em destaque no “Open Day” da Lusíada

Um grupo de alunos das turmas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade e 12.º ano de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chuva regressa na próxima segunda-feira

A chuva deverá regressar a Famalicão, já na próxima segunda-feira, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Arquivo

Mais Vistos