Siga-nos nas redes

País

Portugal: Condução sem carta aumentou 56% no espaço de um ano

Publicado

em

Segundo dados provisórios da PSP, mais de 600 pessoas foram detidas em janeiro pelo crime de condução sem habilitação legal, o que corresponde a um aumento de 56% face ao período homólogo de 2020.

Em comunicado, a PSP adianta que houve um aumento significativo do crime de condução sem habilitação legal, tendo sido detidas 6.912 pessoas no ano passado, o que corresponde a um aumento de 57% face ao ano de 2019 (com 4.407 detenções).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



De acordo com a PSP, esta tendência de aumento mantém-se em 2021, uma vez que só em janeiro foram registadas 610 detenções (dados provisórios), o que corresponde a um aumento de 56% face ao período homólogo de 2020.

“A desinformação e a falta de consulta de fontes oficiais de comprovada credibilidade, embora não se apresentem como principais causas desta subida, levam a que muitos cidadãos tenham dúvidas e procurem a PSP a solicitar informação sobre como proceder no atual contexto [pandemia de covid-19]para a atempada renovação desta documentação”, é referido na nota.

Por isso, a PSP lembra que os condutores devem ter sempre o documento comprovativo de seguro válido (comprovado pelo certificado internacional ou carta verde, certificado provisório ou aviso-recibo com comprovativo de pagamento), uma vez que este não sofreu qualquer alteração quanto ao prazo de validade.

No que diz respeito à inspeção periódica obrigatória, a PSP recorda que o Regulamento (UE) 2020/698 prorrogou por sete meses a validade dos certificados de inspeção técnica cuja data de caducidade se situe entre 01 de fevereiro e 31 de agosto de 2020, regime excecional que caduca a 31 de março de 2021.

Os condutores devem fazer-se acompanhar permanentemente da respetiva ficha de inspeção, que só é aceite em formato físico.

A PSP recorda igualmente que os centros de inspeção estão em funcionamento, mediante marcação prévia online, destacando que o comprovativo de agendamento constitui exceção ao dever geral de recolhimento domiciliário, em vigor no atual contexto de estado de emergência.

No que diz respeito à carta de condução, a PSP sublinha que esta deve ser válida, sob pena de incorrerem no crime de condução sem habilitação legal.

“Os títulos de condução poderão ser renovados até seis meses antes da data de caducidade, podendo ser apresentados em formato eletrónico exclusivamente através da aplicação id.gov.pt”, informa a PSP.

Já as cartas de condução e os cartões do cidadão que caducaram depois de 24 de fevereiro de 2020 encontram-se automaticamente válidos até 31 de março do presente ano.

Segundo a PSP, depois desta data apenas são considerados como válidos se o titular se fizer acompanhar de comprovativo do agendamento da renovação, desde que solicitada antes de 31 de março.

A renovação da carta de condução poderá ser também realizada em http://www.imtonline.pt .

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 23 minutos

APC quer lembrar que quem paga eliminação de portagens será o contribuinte

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou hoje a proposta do PS de eliminação das portagens, aprovada pelo parlamento, referindo...

Famalicãohá 24 minutos

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio e convívio

É já um dos momentos do ano mais esperados pelos intervenientes e já acontece há mais de 20 anos.No sábado,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: GDU de Louredo inaugura “casa renovada”

Na última quarta-feira, dia 01 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, realizou uma visita ao...

Desportohá 2 horas

WRC 2024: Já se testa para mais uma edição do Rally de Portugal

Fama Rádio foi espreitar os reconhecimentos, esta manhã, a Fafe Acompanhe a prova na Fama Rádio entre 8 e 11...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Condutor detido por recusar fazer teste do “balão”

Elementos da Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de um condutor de 45 anos, este fim de semana em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 4 horas

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Vândalos partem vidro e roubam telefone junto ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Atos de vandalismo foram registados, na noite do último sábado para domingo, nas imediações do Santuário da Nossa Senhora do...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Atletas do 365 Running em destaque no Mka – Trail do Calvário

Os atletas do 365 Running de Famalicão estiveram em competição, neste último domingo, no Mka – Trail do Calvário, onde...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Murches e vai disputar agora fase de apuramento de campeão

Os atletas da equipa sénior de hóquei em patins do Riba d’Ave HC disputaram neste último sábado a jornada 26...

Arquivo

Mais Vistos